Celebração Afro no Hospital Regional de Assis

13 votos


 

O Diretor do Hospital Regional de Assis, Prof. Dr. José Bitu Moreno, solicitou a sua equipe para montar um evento referente ao dia 13 de maio, em que é comemorado o dia da libertação dos escravos e voltado para conscientização e a luta contra o preconceito, de forma que resgatasse a cultura e tradição da raça negra e que envolvesse a comunidade interna e externa do HRA.

Para tanto buscou-se a parceria entre o Instituto do Negro Zimbauê de Assis, Oficina de Ritmos Brasileiros do Galpão Cultural de Assis, Secretaria Municipal de Educação, Departamento Municipal de Trânsito, 1ª Cia da Polícia militar de Assis, Paróquia Santo André de Tarumã, para a apresentação de uma celebração afro, que consiste na louvação e agradecimento dos Negros a Deus.

Compareceram na praça em frente ao HRA aproximadamente 200 pessoas, entre adultos e crianças, que se encantaram com a apresentação que durou 2 horas.

O sucesso da Celebração Afro foi alcançado devido ao grande número de pessoas presentes, da comunidade, profissionais da saúde, autoridades e a mídia falada, escrita e televisionada de Assis e Região.

A maioria dos presentes não conheciam nenhum rito desta natureza e puderam, a partir dela, refletir e colaborar  efetivamente para quebra do preconceitos com ritos africanos.

Celebração em frente ao HRA