Intercâmbio em Saúde, Portugal – Brasil

17 votos

Olá a todos! Boa noite nossos amigos Brasileiros! 🙂

Passando às apresentações… nós somos dois estudantes do curso de Enfermagem (8º período), moramos na Ilha da Madeira, Portugal, e estamos cá em Natal a fazer um intercâmbio. Viemos através de um convénio existente entre a nossa Universidade (Universidade da Madeira) e a UFRN, mediado pela bolsa de estudos Santander, com o objectivo de estagiar num serviço de Atenção Básica e deste modo crescer mais um pouco, com novas aprendizagens tanto a nível profissional como pessoal.
Estamos cá há cerca de 1 mês e meio, já passámos pelo Centro de Saúde de Candelária (onde estivemos cerca de 3 semanas) e agora encontramo-nos na Unidade de Saúde Familiar de Panatis de forma a concluir a nossa prática e assim apercebermo-nos das características e diferenças entre os dois modelos, Tradicional e de Estratégia de Saúde na Família.
Soubemos da existência da Rede Humaniza SUS através de uma formação na USF realizada pela Enf.ª Jacqueline a um grupo de estudantes da disciplina de SACI (saúde e cidadania) da UFRN, e considerámos pertinente aderir como “visitantes” que somos ao vosso país e sistema de saúde e deixar toda uma lembrança e parecer.
Deste modo, e agora que ambos nos conhecemos… 🙂
Viemos para o Brasil já com intenções de vivenciar um ambiente promotor de muita aprendizagem, pois para além deste ser muito conhecido a nível da investigação, alguns colegas nossos que já cá estiveram também nos deram boas referencias. Assim, iniciámos a prática no Centro de Saúde de Candelária, nosso primeiro contacto com esta diferente realidade, e tudo o que temos a dizer é que foi muito bom. A hospitalidade do povo brasileiro é excepcional, os profissionais são muito ricos a nível de conhecimentos, têm noção da importância da formação contínua e desenvolvem ainda diversas actividades lúdico-pedagógicas com a comunidade. Foi sem dúvida um óptimo ponto de partida, que apesar de não possuir toda a sistematização de cuidados que o PSF possui, consegue dar uma efectiva resposta à demanda, com cuidados de qualidade. Grande trabalho Enf.ª Betânia! 🙂
No dia 22 de Junho iniciámos na Unidade de Saúde Familiar de Panatis, mais uma vez com uma recepção memorável, pelo que nos sentimos de novo lisonjeados, em casa. Esta foi organizada pela enfermeira Jacqueline, e realizada numa sala de convívio, onde entrámos e depressa nos apercebemos do projecto ali implícito, a Tenda do Conto, dada a decoração desde uma mesa repleta de objectos antigos que representavam uma história na vida das pessoas que por ali passavam, uma cadeira decorada com duas mantas, na qual as pessoas se sentavam para se apresentar, contar uma história, desabafar, partilhar…. Esta actividade pelo que soubemos realiza-se todas as quinta-feira, com diversas pessoas da comunidade de Panatis mas naquele dia estava de pé para nós e profissionais da unidade, como participantes.
Aqui demo-nos a conhecer, apresentando aos profissionais com quem iríamos nos inter-relacionar, um pouco do “quem somos nós”, uma história da nossa vida! Também os profissionais o fizeram,  de frente para o grupo (que se encontrava em roda), e partilhámos todos, histórias de vida carregadas de sentimentos e emoções fortes, fossem elas de alegria, ou mesmo de tristeza. Desta forma, por todos os enfeites e desabafos mútuos, conseguimos criar um ambiente de á vontade e união, propício ao desenvolvimento de bem-estar, laços de empatia, saúde.
Nestas já duas semanas, apercebemo-nos de todo o funcionamento do PSF, que de facto é semelhante ao existente no nosso sistema de saúde em Portugal, com algumas diferenças como por exemplo a inexistência de determinados profissionais como o agente comunitário de Saúde, Dentista e Técnico de Enfermagem e consequentemente toda a interdisciplinaridade daí resultante. Tivemos oportunidade de não só colaborar em consultas que já conhecíamos como a de Pré-Natal, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, Planeamento Familiar, como também de participar com os Enfermeiros na visita de avaliação do Dengue, consulta de Preventivo (que no nosso País são os Médicos que realizam), entre todas as outras actividades realizadas na Unidade.
Início da nossa última semana… e o tempo voa, escasseia, entre o assimilar de tantas boas experiências e constante aprendizagem!
Pelo que já vivemos cá e dada a nossa experiencia, consideramos que o povo brasileiro está bem munido com o SUS, pelo menos no que se refere à Atenção Básica. Denota-se um esforço por parte dos diversos profissionais no atendimento de todos os usuários com respeito e profissionalismo, de acordo com os princípios do SUS, bem como uma eficaz capacidade de resposta quer de serviços médicos, deontológicos e enfermagem. O trabalho em equipa é hoje efectivamente um modelo que é reconhecido e valorizado, pelo que a sua adopção só contribui na eficácia e qualidade dos serviços prestados à comunidade.
A todos os profissionais que viveram connosco mais esta “página” da nossa vida, a todos os usuários que nós atendemos, aos professores e colegas que nos ajudaram, a todos os que nos bem acolheram e fizeram crescer, um grande Obrigado! 🙂
 
Parabéns SUS e continuação de bom trabalho.
 
 

Diogo Gomes

José M. Abreu