O SUS-VIVO…

10 votos

 No último dia 24, no calçadão de Londrina (PR), se deu um ato público, o Varal do SUS – O SUS que temos e o SUS que queremos – que mobilizou trabalhadores da saúde, estudantes, movimentos sociaise usuários do SUS, objetivando explicitar as problemáticas atuais do sistema de saúde, valorizar os avanços e conquistas e lutar pela garantia da saúde pública, gratuita e de qualidade, como direito de todo cidadão.

O Varal do SUS foi organizado pelo Fórum Popular em defesa da Saúde Pública de Londrina e Região e se deu como construção coletiva de atores envolvidos com a defesa da saúde. Durante o mês de julho, foram realizadas oficinas em unidades de saúde de Londrina e Cambé, para que tanto trabalhadores quanto usuários pudessem expressar seu olhar sobre o SUS. E apartir de desenhos, imagens, frases, sonhos, indignações, encantos, de todos aqueles que vivenciam, lutam e constróem o SUS, o varal foi de delineando, tomando forma, ganhando vida. Porque a idéia do varal não era apenas expor, apresentar, mas ser uma forma de diálogo, de luta, de movimento… e já na rua, em meio ao calçadão de Londrina, o varal foi sendo erguido, foi adquirindo novas cores, daqueles que passavam e também deixavam sua marca, sua mensagem. Um varal-vivo, porque SUS é vida.
 

 

 

 

 

E vieram idosos, crianças, jovens, homens e mulheres que querem se fazer ouvir. E vieram outros tantos companheiros de luta… o pessoal do Centro de Direitos Humanos de Londrina (CDH), residentes do Fórum Nacional de Residentes em Saúde (Coletivo Londrina, Coletivo Rio), pessoal da AMACOL, que coloriu a manhã com o jogo de xadrez…
E foram tantas imagens, memórias, desejos, sementes plantadas ali… luta pela saúde, pelo SUS, contra a privatização da Saúde, contra a corrupção… luta pela vida enfim… 
 
E aí algumas cores…
 
 
 
 
 
 
 
 
… muita mobilização, muita aprendizagem… e essa luta que vai se construindo assim, dia-a-dia… por uma saúde pública, por vida digna…