Reinserção Social – Viagem a praia com moradores de um SRT

22 votos

    Pitta (2001) destaca que a reabilitação psicossocial é um conjunto de práticas intersetoriais de saúde, previdência, moradia, trabalho, escola, lazer, cultura e outros, que viabiliza uma melhora no nível de autonomia do usuário, proporcionando uma melhor qualidade de vida na comunidade e nos afazeres do cotidiano. Ou seja, “o processo enfatizaria as partes mais sadias e a totalidade de potenciais do indivíduo, mediante uma abordagem compreensiva e um suporte vocacional, residencial, social, recreativo” (Pitta, 1996, p.19).

Reinserção Social – Viagem a praia com moradores de um SRT

                      

        Um Passeio especial… Foi realizado um passeio todo especial a praia (Arroio do Sal) em meados de 2009, com os moradores do SRT da cidade de Caxias do Sul. Este passeio contou com 21 usuários e possibilitou a equipe desenvolver um novo olhar sobre as atividades de inserção social dos mesmos. Através desta atividade foi possível promover a inclusão destes usuários e criar novos espaços sociais a fim de trabalhar questões que visem a autonomia e a vivencia de novas experiências aos moradores e para a equipe.

         Com a realização desta atividade a equipe pode vencer temores em relação a situações inusitadas que poderiam acontecer com usuários e não que aconteceram. A equipe obteve experiências positivas ao desenvolver manejos adequados com os moradores em situações diferentes fora do serviço. Observa-se que os trabalhadores deste serviço demonstraram iniciativa para proporcionar diferentes atividades aos usuários. Desta forma percebe-se a importância de uma escuta singular aos usuários para que as atividades oferecidas estivessem de acordo com o desejo dos mesmos.

        Assim pode-se pensar sobre a proposta da reforma psiquiatria que visa um atendimento humanizado com alternativas diversificadas de atenção. Conclui-se que  além das atividades oferecidas dentro dos serviços substitutivos, incluindo, oficinas, acompanhamento terapêutico, atividades de vida diária, assim também as atividades de laser percebe-se que as atividades de laser também podem ser significativas na medida em que propõem espaços de reabilitação psicossocial, resgate de  cidadania e a subjetivação dos sujeitos que conseqüentemente se  modificam enquanto pessoas.

        O trabalho dos profissionais de saúde mental em relação aos usuários deve  abranger aspectos que vão além do aspecto biológico, ou seja, o cuidado deve abranger aspectos sociais, a equipe precisa  promover espaços de encontro dos usuários com a família, com a comunidade e com a sociedade. As interações promovidas em todos os espaços sociais podem gerar transformações positivas aos usuários em seu modo de sentir, viver e no modo de relacionar-se com as demais pessoas. Na medida em que as equipes começam ampliar seu olhar sobre a saúde mental e quando compreendem que  a reabilitação psicossocial é o centro do cuidado para alcançar seus objetivos, as mudanças de paradigma acontecem e os  objetivos da reinserção social vão sendo alcançados aos poucos.

 

(Escrito por Silvana, Wanda, Érica, Ariane, Márcia, Viviane e Kassandra)