MAPEAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL…

10 votos

As alunas da Pós Graduação em Saúde Mental e Coletiva da Universidade da Serra Gaúcha (FSG), realizaram um mapeamento dos serviços de saúde que prestam atendimento a população usuária da Saúde Mental. As seguintes cidades foram pesquisadas: Caxias do Sul, com mais de 400 mil habitantes e Garibaldi que possui cerca de 30 mil habitantes. Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de divulgar os serviços de Saúde, que os municípios oferecem a população sendo concretizado no módulo de Saúde mental na Atenção Básica e o matriciamento, ministrada pela professora Judete Ferrari, realizada no dia 10 e 11 de setembro de 2010. 

POR ONDE ANDA OS SERVIÇOS DA SAÚDE MENTAL EM  GARIBALDI?

Foi realizada uma entrevista com a Secretaria de Saúde Maria do Socorro Bortolini, onde foram abordadas questões referentes aos serviços de saúde que o Município de Garibaldi oferece aos usuários da Saúde Mental. De acordo com a mesma o município esta passando por uma reorganização na saúde, desde as UBS até os Centros de Referencia (neste caso a UBS central, localizada no centro da cidade), isto significa que existe um grande projeto a ser efetivado, pois a expectativa da Secretária é implementar sete Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo que atualmente a população conta com dois ESF, justamente para dar suporte aos usuários e seus familiares não apenas na questão da saúde mental, mas também  atender as  necessidades que os usuários apresentam.

 Os serviços que prestam atendimentos aos usuários da Saúde Mental, estão organizados da seguinte forma: a porta de entrada deveria ser as UBSs, porém em muitos casos os usuários realizam o caminho inverso,  no município ainda não existe CAPs, mas, sim O Centro de Assessoria  Técnica em Educação e Saúde (CATES).  O CATES, é composto por uma equipe multidisciplinar e atende a população em geral, ou seja, crianças e adultos.

Com o aumento da demanda, sentiu-se a necessidades de criar um programa específico para dependentes químicos, (álcool e drogas) este também é composto por uma equipe multidisciplinar, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Médico Clínico, Psicóloga, Psiquiatra e Enfermeira.

Em casos de internações, os usuários são encaminhados ao Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi, a fim de realizarem inúmeros exames clínicos, no intuito de investigar supostos problemas biológicos. Estando livres de qualquer fator biológico, os mesmos são conduzidos às instituições que o município possui convênio, a Clínica Professor Paulo Guedes e a Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (PATNA). Márcia Macari

 

ATENÇÃO BÁSICA – CAXIAS DO SUL

A Política Municipal de Saúde Mental no município de Caxias do Sul está sendo articulada de acordo com a legislação vigente, organizando-se através de uma rede de atendimento em três níveis de atenção: atenção básica, serviços especializados e rede hospitalar, obedecendo as diretrizes do SUS e da III Conferencia Nacional de Saúde Mental e da Lei Federal 10216/01 e demais portarias decorrentes. Pretende substituir o modelo manicomial, segregativo, hegemônico por investimentos na implementação de rede visando garantir a atenção integral aos usuários mais próximos de suas residências.

         A Política de Saúde Mental do município prevê a inclusão de ações de Saúde Mental na Atenção Básica para crianças, adolescentes e adultos, a implementação de um Capsi, Capsad, e quatro Caps de forma territorializada para adultos com transtornos mentais, Residências Terapêuticas, Organização dos usuários e leitos em hospitais.

         As UBS (unidades básicas de saúde) e suas ações na área materno-infantil-juvenil contemplam: assistências ao pré-natal e puerpério, planejamento familiar, vacinação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, vigilância nutricional e orientação alimentar, prevenção e controle de agravos prioritários, além de ações educativas pertinentes a cada ciclo vital. A partir de 2002 a secretaria municipal de saúde iniciou a implementação do Programa de Atenção Integral a Saúde mental da criança e do adolescente através da criação de núcleos de referências regionalizados junto as UBS, incorporando 01 psicólogo, 01 assistente social.  A equipe básica, com o objetivo de prestar assistência integral a crianças e adolescentes, através de ações de promoção de saúde mental e de reabilitação psicossocial, articulados em redes de atendimento nos territórios. Até o momento existem três núcleos, existindo a previsão para implantar mais cinco núcleos para abranger todos os territórios de saúde o município. Esses núcleos devem estabelecer mediações entre escolas da rede pública e UBS a fim de criar rotinas de co-responsabilidade na atenção integral as crianças, adolescentes e suas famílias.

CICLO VITAL – ADULTO

         As equipes das UBS têm a função de dar acolhimento a todos os usuários do SUS e integrarem-se as ações de promoção de saúde da comunidade. Os Caps atendem os usuários com transtornos mentais graves, os demais devem ser atendidos na Atenção Básica, com o apoio de equipes de Saúde Mental. Daí a contratação de psicólogos e assistentes sociais, formação continuada de equipes, bem como a articulação intersetorial e com os recursos da comunidade. Os funcionários dos Caps tem a função de assessorar e capacitar as equipes das UBS para realizar ações de Saúde Mental na Atenção Básica.

         Este é o quadro que se apresenta na Atenção Básica e que esperamos se articule progressivamente e funcione com o apoio dos serviços especializados. Capsi implantado em 2007 para atender crianças e adolescentes com transtornos mentais graves.

         Residencial Terapêutico no centro da cidade em uma casa confortável com equipe especializada.

         Caps Reviver Álcool e Drogas iniciou suas atividades em 2002 atendendo crianças e adolescentes usuários e dependentes de substâncias psicoativas, a partir de 2004, passou a atender adultos dependentes químicos no turno da noite.

 

CONCLUSÃO PESSOAL

         A Saúde Mental do Município contou com o comprometimento dos governantes em determinado período para constituir redes e centros de atenção básica que buscam dar acolhimento aos usuários, porém Caxias do Sul é um centro de migração, onde circulam pessoas de todos os lugares em busca de trabalho, porque a mídia difunde a ideia de prosperidade de muito trabalho. Porém o mercado é para mão-de-obra qualificada, principalmente no setor metal mecânico. Assim inúmeras pessoas ficam sem trabalho e sem condição de sobrevivência.

         Esperamos continuar preocupados com a população, procurando amenizar a epidemia de dependentes químicos que habitam nossas ruas, grande número de pessoas sem acesso ainda a qualquer iniciativa da Saúde, pois a demanda que procura a Atenção Básica já é grande, usando toda a capacidade do município em atendimento.  Maristela Buzin e Marta