COMO ESTÁ A SAÚDE EM GRAMADO-RS

14 votos

A fim de realizar um trabalho de pesquisa para a pós-graduação de Saúde Mental Coletiva da FSG – Faculdade da Serra Gaúcha, na cidade de Caxias do Sul-RS, visitei a Secretaria de Saúde de Gramado-RS, para ver como está o atendimento a saúde na cidade onde moro, por solicitação da Professora Judete Ferrari que aplicou o módulo saúde mental na atenção básica e o matriciamento.

Fui recebida pela subsecretária de saúde Angela Soares, que me disse ser Gramado a única cidade que recebeu o ISSO 9000, em 2007 no Brasil.

Com uma população de 33.395 mil habitantes, 16 bairros urbanos 22 comunidades rurais, e com 85,20% de  pessoas alfabetizadas, tem no turismo o principal fator da geração de renda. A estrutura da Secretaria de Saúde do município é composta pela sede administrativa e outras sete unidades básicas de saúde, uma farmácia, 8 consultórios odontológicos, e serviço de fisioterapia.

A vigilância em saúde desenvolve os programas e ações de  saúde nas áreas sanitária, ambiental, epidemiológica, saúde do trabalhador, e vigilância da violência.

A triagem nas unidades de saúde é realizada pela equipe de enfermagem segundo critério urgência/emergência, e os pré-agendados, feito através da distribuição de fichas. Haverá encaminhamento ao Hospital Arcanjo São Miguel, nos casos de urgência/emergência, uma vez que o funcionamento das unidades básicas de saúde não são 24 horas.

Há também uma equipe de Saúde da Família, e a partir de janeiro de 2011 haverá contratação de outras equipes, através da terceirização do serviço.

O Centro de Atenção Psicossocial, até o presente momento está funcionando com recursos e doações feitas pela Comunidade, aguardando a verba do Ministério da Saúde, para funcionamento oficial, mas tem psicóloga, assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem, médico, psiquiatra, terapeuta ocupacional, e uma estagiária de psicologia, Rafaela Dambroz, que me forneceu as  informações sobre o funcionamento, bem como me  mostrou as instalações que são ótimas, apesar de pequenas para a procura, em torno de 150 usuários por mês.

O CAPS oferece acolhimento diário, atendimento individual, grupo terapêutico semanal aos usuários e seus familiares, avaliação e acompanhamento com equipe multidisciplinar.

Na área da saúde mental, há convênios com o Hospital Arcanjo Miguel e com as comunidades terapêuticas da região: Desafio Jovem, Vale a Pena Viver, CRER, PATNA e a Clínica Professor Paulo Guedes.

Cabe destacar o que está sendo desenvolvido na área da fitoterapia por Fábio Azevedo, técnico da vigilância sanitária do município, com um projeto bastante inovador.

Na condição de fitoterapeuta, parabenizo a Secretaria de Saúde, na pessoa do Secretário Jeferson Moschem pela iniciativa do resgate dessa prática popular, mas com cunho científico, e felizmente o que disse a Rede Globo no Fantástico, que pese o sensacionalismo feito pelo Dr. Dráuzio Varella , contra o uso de alguns fitoterápicos, ( https://redehumanizasus.net/node/11417 ) pouco irá atingir os profissionais conscientes que trabalham na área com intuito de ajudar as pessoas menos favorecidas que buscam a cura de seus males na fitoterapia, por acreditarem na força da natureza, enquanto outros, defendem a utilização de medicamentos, na maioria das vezes oriundos da flora brasileira, sintetizados por laboratórios internacionais de renome.

Finalizo com a reflexão de que a saúde no município em que me insiro como usuária/cidadã, está bem, e ficará melhor na área da saúde mental quando o CAPS estiver recebendo a verba do Ministério da Saúde e puder ampliar e aperfeiçoar o atendimento.

Aproveito a oportunidade para divulgar que no dia 08 próximo haverá na cidade uma campanha em prol da saúde feita pelo LIONS CLUBE com exames preventivos de diabetes, oftalmológicos, pressão arterial, etc, a fim de conscientizar a população para a prevenção das doenças com encaminhamento para exames mais específicos, se necessário, à Secretaria de Saúde do Município. 

   

Valderez Marie Schönerwald – aluna da Turma de 2010 de Saúde Mental Coletiva da FSG-Faculdade da Serra Gaúcha.