XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil

9 votos

 O XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, cujo tema central foi Plantas Medicinais: Avanços, Utilização e Conservação”, foi realizado no período de 14 a 17 de setembro de 2010, em João Pessoa, abrangendo tópicos de interesse nacional e internacional nas áreas de Farmacologia Clínica e Experimental, Toxicologia, Etnobiologia, Farmacognosia, Química de Produtos Naturais Bioativos, Botânica e Agronomia, relacionados às plantas medicinais: biodiversidade, biotecnologia, desenvolvimento e política nacional para a produção de fármacos e fitoterápicos. O evento foi uma excelente oportunidade para que a comunidade científica, empresários e autoridades universitárias fizessem um balanço do quadro atual da situação no Brasil relacionada ao tema. Muitos desafios e proposições foram apresentados e defendidos, especialmente aqueles relacionados aos avanços da pesquisa com plantas medicinais, às leis de acesso à biodiversidade, aos estudos pré-clínicos e clínicos e, especialmente, às políticas públicas em Fitoterapia no País.

Tendo em vista a aprovação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, o XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil proporcionou uma análise e reflexão da situação atual em relação aos seus aspectos legais, as perspectivas e as novas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para implantação da Fitoterapia no SUS, como também para o fortalecimento e

consolidação do emprego de fitoterápicos na rede pública, considerada como estratégica para desenvolvimento da cadeia produtiva na área de plantas medicinais. Além disso, possibilitou uma análise e reflexão sobre manejo e utilização das espécies listadas para uso na rede do SUS. Os temas relacionados à pesquisa e estudo de plantas medicinais no Brasil atraíram um número significativo de interessados, ao mesmo tempo em que ofereceram a oportunidade para uma discussão ampla sobre as espécies medicinais da flora brasileira, rica em diversidade e endemismo, encontradas nos diversos Biomas do Pais: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampas, Zona Costeira e Marinha, além dos saberes tradicionais, sua documentação, preservação, validação, como também a identificação de seus constituintes químicos e a comprovação de suas atividades, entre outros. O evento congregou pesquisadores, estudantes e profissionais interessados no conhecimento dos diferentes aspectos das plantas medicinais e de seus derivados, bem como novas abordagens e novos conhecimentos aos tópicos relativos à assistência farmacêutica com o uso de fitoterápico, ainda bastante incipiente no Brasil. Todas as palestras, mesas-redondas e mini cursos apresentados durante o evento poderão servir como geradores e multiplicadores do conhecimento acadêmico-científico, técnico e político capazes de facilitar o estabelecimento de ações por parte dos gestores de Saúde, Ciência e Tecnologia no País.

 

Obs: A Profa Dra Maria de Fátima Agra, membro da comissão organizadora do XXI SPMB, foi convidada para escrever o editorial deste boletim.