PNH DIVULGADA EM MANUAL PARA GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE 2009 DOS 58 MUNICÍPIOS DA 6ªCRS

9 votos

Política de Humanização da Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde –
HUMANIZASUS.

Responsável: Everton Augusto Rosa – [email protected]

Definição: humanização diz respeito à transformação dos modelos de atenção e de gestão nos serviços e sistemas de saúde, indicando a necessária construção de novas relações entre usuários e trabalhadores e destes entre si. Volta-se para as práticas concretas comprometidas com a produção de saúde e produção de sujeitos de tal modo que atender melhor o usuário se dá em sintonia com melhores condições de trabalho e de participação dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde (princípio da indissociabilidade entre atenção e gestão). Orientada pelos princípios da transversalidade e da indissociabilidade entre atenção e gestão, a humanização compromete-se com a construção de uma nova relação entre as demais políticas e programas de saúde, entre as diversas instâncias do SUS e entre os diferentes atores que constituem o processo de trabalho em saúde.

Princípios básicos da Política Estadual de Humanização:

– Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS,fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às questões de gênero, etnia, raça, orientação sexual e às populações específicas (índios, quilombolas, ribeirinhos,assentados, etc.);

– Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, fomentando a transversalidade e a
grupalidade;

– Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde
e com a produção de sujeitos;

– Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS;

– Co-responsabilidade desses sujeitos nos processos de gestão e atenção;

– Fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS;
– Compromisso com a democratização das relações de trabalho e valorização dos profissionais de saúde, estimulando processos de educação permanente.

Política Estadual de Humanização:

A PHE/RS está sendo desenvolvida regionalmente. Desta forma, busca-se garantir o respeito às características regionais e a organização já existente, na direção da descentralização da gestão da saúde. A constituição das instâncias regionais de planejamento, acompanhamento e discussão proposição são compostas por:
Comitê estadual,
Comitê Regionais,
Comitês Locais de Humanização

Site para consulta: https://www.esp.rs.gov.br/humanizasaude/