Sub- grupos do GTH

8 votos

24/03/2009  Sub-grupo do GTH – ESF Londero

Acabo de chegar do primeiro encontro do sub-grupo do GTH, realizado na ESF Londero, em São Sepé/RS! (30 min atrás)

Registramos a participação do gestor e dos trabalhadores de saúde apenas, pois a equipe não havia entendido que seria aberto aos usuários.

Percebeu-se pelas falas, uma certa angústia em resolver os “problemas dos usuários”, observando-se a necessidade de ocorrerem mais encontros como estes, aumentando o grau de comunicação entre todos.

O gestor salientou o comprometimento de todos para com o SUS que dá certo! E pediu que as apoiadoras resumissem em cinco palavras, ou cinco frases, aplicações práticas da PNH.

Utilizando tudo o que foi dito pela equipe, pelo gestor, ressaltamos que eles mesmos já haviam respondido a questão, em suas falas, ou seja: o comprometimento; a responsabilidade, esta nós intervimos trocando por co-responsabilidade; vínculos (pela empatia , afetos); aumento do grau de comunicação (encontros como este!);  inclusão da análise coletiva dos conflitos (os quais potencializam as relações, a partir das diferenças, na construção de uma zona de comunidade – Teixeira); e co-gestão.

Entre muitos assuntos dessa conversa, aqui está um breve resumo, com perspectivas de muitos movimentos pela mudança da atenção e gestão do SUS.

Esta equipe promete!

Apoiadora Institucional da PNH

Luciane Régio Martins Bianchin