Ações de Humanização no Hospital de Caridade de Ijuí

11 votos

 

O Hospital de Caridade de Ijui através das ações de Humanização vivenciadas internamente, vem relatando as suas experiências em encontros promovidos nos Municípios representados no Curso de Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS, através dos profissionais de saúde de cada localidade. Atualmente o HCI tem dois dispositivos da Política Nacional de Humanização implantados na Instituição: Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e Acolhimento com Classificação de Risco no Pronto Socorro.  O GTH tem como principal objetivo desenvolver ações de humanização intervindo nos processos de trabalho e na qualidade de produção de saúde. Através de participações em eventos relatando as ações de humanização que o HCI desenvolve, de leituras, discussões de textos, os membros do Grupo percebem que este espaço coletivo, organizado, participativo e democrático funciona como um fórum que proporciona a escuta de todos os atores envolvidos nos processos implantados, desenvolvendo a passos curtos, mas sólidos, a cultura de que todos podem contribuir na análise, elaboração e decisão de projetos.  O Grupo vêm trabalhando no sentindo de qualificar as suas atividades e fortalecer o seu objetivo através de participações em eventos macro regionais relatando suas experiências e facilitando a implantação deste dispositivo em outros serviços e Instituições como nos Municípios de Erechim, Inhacorá, São José do Inhacorá e Bozano.

No ano de 2007, com a inserção de um profissional no curso de Especialização em Humanização, em parceria com as equipes médica, enfermagem e administrativa, sentiu-se a necessidade de oferecer um atendimento mais seguro e ágil no Pronto Socorro. Depois de ouvir todos os envolvidos e de ter o diagnóstico foi proposta a implantação do Acolhimento com classificação de risco. O Acolhimento passa a ser construído com os seguintes objetivos: reduzir o fluxo de pacientes e familiares no PS; avaliar o paciente logo na sua chegada ao serviço, humanizando o atendimento; prestar assistência aos usuários de acordo com os diferentes graus de necessidade e não mais pela ordem de chegada.

O dispositivo Acolhimento implantado no PS despertou o interesse em outros setores, coordenadores e equipes como, o Centro de Alta Complexidade em Oncologia – CACON, que através das suas coordenações e através do GTH manifestam o desejo de conhecer e realizar ações semelhantes as que aconteceram no Pronto Socorro.  As ações para o Acolhimento no CACON estão sendo planejadas junto as suas equipes e coordenações, que participaram de rodas de conversas com o GTH, contribuindo para o diagnóstico, partindo no momento para a aplicação de instrumento de satisfação do usuário que será aplicado pelos membros do Grupo, para que este sujeito também tenha voz na implantação do dispositivo. Entre as estratégias para implantação do Acolhiemnto esta sendo planejada visita técnica em outros serviços do Estado. O Hospital esteve representado na 1ª Edição do Curso através da Psicóloga Bibiana Bührer De Marchi e atualmente na 2ª Edição pela Pedagoga Marisandra Cardoso.