Organização de Redes de Atenção à Saúde em Joinville

11 votos

 

Em setembro de 2007 iniciou-se as discussões para organização de Redes de Atenção à Saúde em Joinville. Este projeto estruturou-se em dois eixos : Plano de Fortalecimento da Atenção Básica e Plano de Organização da Rede de Urgência e Emergência .
A SMS conta com a assessoria do MS ,através da Diretoria de Articulação de Redes de Atenção a Saúde ( DARAS).
O Modelo de Saúde atual é deficitário , pois muitas necessidades da população não são contempladas ,visto que é um modelo hierarquizado e fragmentado.
O Modelo de Redes de Atenção à Saúde compreende organizações poliárquicas de um conjunto de serviços de saúde que permitem ofertar uma atenção contínua e intergral a determinada população ,coordenada pela Atenção Primária à Saúde, prestada no tempo certo,no lugar certo,com custo certo e com qualidade certa,e com responsabilidade sanitária e econômica sobre esta população (Mendes)
No dia 21 de maio deste ano este Projeto foi apresentado por Drª Selma C. Franco ao Sr Prefeito Carlito Mers e neste evento estavam presentes : Secretário Municipal de Saúde Dr Tarcisio Crocomo , Diretor Executivo Dr Adonis R.Rosar ,Grupo de Condução da Urgência e Emergência ( representantes: Hospital Municipal São José ,Hospital Regional Hans Dieter Schmidt,Maternidade Darcy Vargas ,23º GERSAU,e Secretaria Municipal de Saúde), Drª Adriana de Azevedo Mafra e Srª Glória Walker (representantes do Ministério as Saúde ).Na ocasião foi apresentado a proposta de Organização das Redes de Atenção a Saúde.
Objetivando subsidiar este projeto foram criados:
Comitê do Trauma e Comitê Cardiovascular de caráter consultivo
Conselho Gestor envolvendo prestadores hospitalares do SUS e gestores.
Atualmente este projeto de Redes conta com o envolvimento da Secretaria do Estado de Saúde de Santa Catarina e COSEMS.