Esperança

6 votos

 

Fatos que trazem otimismo.
 
            Atualmente vivemos os reflexos concretos da grande crise da globalização do neoliberalismo, esse mesmo neoliberalismo que pregou otimistamente o fim da história, porém com essa falsa pretensão chegamos apenas a ter um desenvolvimento cínico e catastrófico ao mesmo tempo, principalmente para o meio ambiente e o ser humano.
            Dentro desse cenário se faz necessário reorientar nossas esperanças para uma utopia que estabeleça a construção de um desenvolvimento eticamente sustentado, que assegure a cada ser humano igualdade de oportunidades, e ao mesmo tempo seja equilibrado e justo. Parece inviável, mas é possível.
            Para que possamos coletivamente criar toda essa esperança em cada um de nós, é importante que tenhamos pessoas que sejam capazes de indignarem-se eticamente com muitas coisas que vivenciamos no nosso dia-a-dia, entre elas a violência, a corrupção e a dessemelhança entre os homens. Pessoas que vislumbrem e conservem as belezas do mundo, e que se comprometam politicamente para a melhoria do mesmo. Essa melhoria do mundo pode começar evitando-se o uso racional da nossa incrível inteligência para transformar a natureza em um simples bem de consumo.
            Felizmente  muitos fatos ocorridos recentemente podem nos mostrar no horizonte que podemos ter esperança nesse sentido, entre eles são as novas administrações municipais que iniciam com toda uma expectativa positiva da grande maioria da população.
            Mas infelizmente quando abro diariamente os jornais ainda vem a pergunta: quantas vezes voarão as balas das armas de fogo até que as mesmas sejam banidas para sempre? Enfim, temos um longo caminho pela frente, porém tenho uma esperança teimosa em construir um mundo cada dia melhor. Conto também com vocês nessa empreitada!