ACOLHIMENTO ENTRELAÇANDO A HUMANIZAÇÃO NA REDE DE SERVIÇO E DE FORMAÇÃO

12 votos

O Hospital de Caridade de Ijui (HCI) é uma entidade filantrópica de referência macro-regional no Rio Grande do Sul. As intervenções no HCI a partir da inserção de duas funcionárias no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Humanização da Atenção e da Gestão do SUS visando formar apoiadores institucionais da Política Nacional de Humanização – PNH vem contribuindo para a construção de mudanças efetivas de processos de trabalho dentro do Hospital, bem como interagindo com a rede de serviços e de formação.

A Política Nacional de Humanização (PNH) busca a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, assim destaca-se que o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), atuando desde março de 2005, composto por 17 trabalhadores representando todas as áreas da Instituição, estimulando as ações de humanização em prol de trabalhadores e usuários.   Vem desencadeando o crescimento da co-responsabilidade dos diferentes protagonistas que constituem a rede interna bem como interagindo com os demais atores do SUS nos cuidados de saúde, o que implica em mudança na cultura e da gestão dos processos de trabalho.
Cabe ressaltar o papel decisivo da participação da Universidade local – UNIJUI na parceria da construção desta política junto a esta Instituição. A implantação do dispositivo Acolhimento com Classificação de Risco no Pronto Atendimento do HCI em janeiro de 2008; as avaliações positivas referentes à nova forma de atendimento começam a despertar interesse em outras equipes na Instituição, pelo valor que tem para o usuário, buscando também melhorar as condições de trabalho e provocando menos sofrimento para os trabalhadores.
Em 2009 a proposta de acolhimento junto ao Centro de Alta Complexidade em Oncologia – CACON buscou qualificar o atendimento ao usuário, na lógica da co-gestão, através de escuta dos profissionais, gestores e usuários contribuindo para fortalecimento da Política de Atenção Oncológica, reorganizando a forma de atenção e de gestão desde a chegada do paciente.
A participação do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) apoiando os processos contribuiu para a credibilidade na potência do coletivo em viabilizar mudanças vinculadas à rede interna bem como as redes de serviço e de formação. Cabe ressaltar que a progressiva institucionalização da PNH oportunizou aprendizado para todos os envolvidos, fazendo com que cada um acreditasse em um SUS que dá CERTO.