Nise da Silveira- Guerreira da Paz

14 votos

Lá vai uma dica de teatro que se articula perfeitamente com a humanização da Saúde (Mental) para quem estiver em Florianópolis-SC e Região:

Teatro Governador Pedro Ivo

Localização:

Rodovia SC 401 – Km 5 – N° 4600 – Florianópolis – SC – 88032000
(48) 3665-1630

08 de Agosto (sexta-feira) ás 21:00 Horas

paz.jpg

Nise da Silveira- Guerreira da Paz

Premiado em São Paulo como um dos melhores espetáculos da temporada, projeto teatral multimídia faz a estreia nacional em Florianópolis com nova encenação sobre a vida da brasileira que revolucionou a psiquiatria.
Considerada uma das personalidades mais importantes do século XX, discípula de Carl Gustav Jung, a alagoana Nise da Silveira foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina no Brasil. Ela revolucionou a psiquiatria ao criar Ateliês de Arte dentro dos hospitais psiquiátricos, se negando a praticar os polêmicos tratamentos com eletrochoque e todos os procedimentos violentos contra os pacientes. Sua emocionante história de vida chega agora aos palcos de Florianópolis com a estreia nacional de “Nise da Silveira – Guerreira da Paz” em única apresentação no Teatro Pedro Ivo (08 de agosto às 21h). A montagem, que une teatro, música, dança e projeções multimídia, encerra a ‘Trilogia do Inconsciente’, projeto consagrado em São Paulo como um dos melhores espetáculos em votação popular do Prêmio Aplauso Brasil.
“Nise da Silveira – Guerreira da Paz” conta com uma equipe de destaque no cenário nacional.
Com direção, dramaturgia e interpretação de Daniel Lobo (Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte), a peça trás coreografias da bailarina Ana Botafogo, que pela primeira vez coloca sua assinatura em teatro. A trilha sonora inédita é de João Carlos Assis Brasil, um dos maiores pianistas da atualidade. As projeções multimídia tem participações especiais do poeta e crítico de arte Ferreira Gullar e do teatrólogo José Celso Martinez Corrêa. “Nise” conta ainda com a inusitada ‘Voz do Inconsciente’ de Monja Coen. Precursora do zen-budismo no Brasil, Monja Coen é ouvida em off, e dá vida ao psicanalista Carl Gustav Jung, importante referência na vida da psiquiatra. A catarinense Ciliane Bedin é a Diretora-Assistente.

fonte do texto, vídeo e imagem :https://www.teatropedroivo.sc.gov.br/index.php/programacao/noticias/10-destaque/238-nise-da-silveira-guerreira-da-paz