Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS) festejam 9 anos de atendimento em Joinville.

16 votos

Com direito a coral e dezenas de balões decorando o espaço, os Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS) da Rede de Atenção Psicossocial-RAPS de Joinville, comemorou nesta quarta-feira (27/8), durante a assembleia de usuários, os nove anos de atendimento na cidade.

soisss.jpg

O SOIS foi implantado no dia 14 de julho de 2005, tendo por proposta oferecer um atendimento privilegiando à autonomia para melhorar a qualidade de vida de pessoas em  sofrimento psiquico.

Atualmente, o serviço atende 76 usuários com quadro estável. “Apesar do aniversário já ter passado, revolvemos comemorar hoje (quarta-feira) durante a assembleia dos usuários, que acontece a cada dois meses e reúne todos os usuários e familiares para discutir as atividades que serão realizadas até a próxima assembleia”, explica a coordenadora do Sois, Anelise Dallagnolo.

sois.jpg

Os profissionais da Saúde Mental de Joinville desenvolveram o projeto para atender às pessoas em sofrimento psíquico grave ou com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, já apresentando quadros estabilizados. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em Joinville, estima-se que 66 mil pessoas apresentam algum tipo de sofrimento psíquico e outros 33 mil são dependentes de álcool e drogas.

Com ações mais focadas na convivência e de prevenção á recaídas,  o SOIS realiza esforços para o exercício da cidadania, conforme preconiza a Reforma Psiquiátrica Brasileira e as diretrizes do Ministério da Saúde

“O foco do SOIS é trabalhar a reinserção social. A pessoa é encaminhada pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com quadro estabilizado. Continua o tratamento medicamentoso, mas pode participar de oficinas e atividades internas e externas de retorno à convivência e à educação”, informa Anelise.

O serviço oportuniza atividades de educação, música, teatro, canto (coral), artes visuais, incentivo à leitura, artesanato, caminhada, alongamento, horta, promoção da saúde, cinema, jogos, passeios, festas e, em alguns casos, encaminhamento para o mercado de trabalho conforme as condições laborativas da pessoa.

Além das atividades internas, o SOIS oferece atenção para as famílias. “Temos grupos de familiares que se reúnem para trocar experiências, em busca de ajuda para aprenderem a lidar com situações adversas”, explica.

SOIS – Serviços Organizados de Inclusão Social
Rua: Aracaju, 1.368 – Santo Antônio
Fone: 3438-3564
Horário de atendimento: 7h às 18h de segunda a sexta

Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Cuca Legal.
Rua: Alexandre Schlemm, 275 – Bucarein
Fone: 3432-3602 / 3422-7636
Horário de atendimento: de segunda a sexta. Manhã: 7h3 às 11h. Tarde: 13h30 às 17h.

Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas – CAPS AD
Rua: Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 1.489 – Anita Garibaldi
Fone: 3423-3367
Horário de atendimento: segunda a sexta das 7h às 17h para acolhimento e de segunda a sexta das 8h às 18h.

CAPS III – Centro de Atenção Psicossocial – Dê Lírios
Rua: Tubarão, 128 – América
Fone: 3423-0245
Horário de atendimento: 24 horas todos os dias.

fonte: https://www.joinville.sc.gov.br