Coordenador Nacional de Saúde Mental fala sobre a RAPS que Queremos em Joinville-SC

15 votos

O Coordenador Nacional de Saúde Mental, médico e professor universitário Roberto Tykanori Kinoshita palestrou na abertura do 1° Encontro Municipal da Rede de Atenção Psicossocial-A RAPS que temos e a RAPS que queremos em Joinville-SC.

tika.jpg

(Raphael, Tykanori e Anelise Coordenadora do SOIS e idealizadora deste evento).

Em seu discurso, Tykanori apontou que podemos medir o nível de desenvolvimento de uma sociedade pela maneira como esta trata seus membros mais vulneráveis (entre estes temos as pessoas em sofrimento psíquico).

Apontou um equívoco na tradução da  Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, pois a expressão correta seria pessoas com inabilidades, o que abrange muito mais do que deficiências. E que inabilidades são características únicas de cada pessoa, ou seja duas pessoas com a mesma doença ou diagnóstico podem apresentar habilidades e inabilidades distintas.

tika_tika.jpg

(Tykanori e alguns coordenadores dos serviços de saúde mental de Joinville)

Outra coisa que ficou claro no discurso foi que as pessoas tem o direito de tomar suas próprias decisões, inclusive as pessoas em sofrimento psíquico… que o caminho errado muito utilizado pelos operadores do direito é a interdição do sujeito tido como louco, incapaz ou dependente de drogas ilícitas… No cotidiano dos serviços muitas vezes os profissionais acabam tomando decisões (pequenas ou grandes) no lugar do usuário, impedindo assim o exercício da cidadania, ações como fique aqui que é melhor ou deixa que eu resolvo isso… pode parecer atos insignificantes e corriqueiros mas devem abrir espaço para que as escolhas pessoais aconteçam.

Finalizou falando do direito á qualidade dos serviços como estratégia de trabalho para a RAPS que queremos e as perspectivas da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Fui apresentado ao Tykanori e pude dizer bem rapidinho do meu trabalho com a Folha de Lírio: O Jornal Virtual da Saúde Mental… daí ele disse: Vc é a Folha de Lírio! (Com o tom de alguém que conhece o site e a fanpage).

Fiquei bem feliz!

Como natural em um encontro tive o prazer de reencontrar a Terapeuta Ocupacional Maria Cristina Peceguini Mathias com quem fiz tratamento de 2008 á 2013 na Unidade Básica de Saúde Costa e Silva. Ela me deu alta quando passei no concurso do IF-SC, (vai fazer 2 anos já)  e não nos vimos desde então… Conversamos um pouco, ela queria mais saber se eu estava bem, etc e tal.

cristina.jpg

  (Christina, Terapeuta Ocupacional na Atenção Básica e Eu)

O evento é fruto do Projeto de Educação Permanente apoiado pelo Ministério da Saúde: Percursos Formativos Intercâmbio Joinville-SC/Santo André-SP continua até sexta-feira dia 31/07/2015 com apresentações artísticas, experiências exitosas da RAPS, palestras e minicursos.