Redes de Atenção à Saúde – RAS

2 votos

Conceito de Redes de Atenção à Saúde

É uma organização de serviços de saúde, com o centro de comunicação na atenção primária à saúde (APS), que permite prestar uma assistência contínua a determinada população – no tempo certo, no lugar certo, com o custo certo e com a qualidade certa – e que se responsabiliza pelos resultados sanitários e econômicos relativos a essa população.

As RAS, são voltadas para as necessidades populacionais de cada regional. Considerando as subjetividades de cada regional, o planejamento e estruturação de uma, não necessariamente podem ser aplicados a outra. A construção de uma RAS se dá mediante planejamento, gestão e financiamento intergovernamentais cooperativos, e, seus objetivos podem ser resumidos em atenção contínua, humanizada, integral, responsável e de boa qualidade. Elas são integradas a partir da complementaridade de diferentes densidades tecnológicas, organizadas por critérios de eficiência microeconômica na aplicação dos recursos.

Dretriz das RAS

Prover ações e serviços de saúde com garantia de acesso equânime a uma atenção integral, resolutiva, de qualidade, humanizada e em tempo adequado.

O esquema abaixo, mostra a estrutura operacional das Redes de Atenção à Saúde:

rede.jpg