MATERNIDADE DONA EVANGELINA ROSA EM TERESINA-PI .INAUGURA CENTRO DE PARTO NORMAL

13 votos

 

 

 

          Inauguração do Centro de Parto Normal da Maternidade Dona

                                          Evangelina Rosa em Teresina-PI

            No dia 12 de janeiro deste ano foi inaugurado na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina-Piauí, o Centro de Parto Normal-CPN/MDER. Este novo espaço de atendimento às gestantes é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (SESAPI) em parceria com a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras (ABENFO-PI) e   Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Com o CPN/MDER o estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde,  assume o compromisso de prestar assistência humanizada às mães que desejam e podem ter parto normal desde o pré-natal até o puerpério, onde podem contar com ambiente/espaço adequadamente estruturado para oferecer às gestantes as necessárias condições ambientais e humanas para que o parto eutócico possa ocorrer de forma natural, da forma e podendo contar com a companhia do familiar ou amigo que a gestante escolher.

            O novo espaço de acolhimento é gerenciado por enfermeiras obstétricas e médicos e faz parte de um esforço do Governo do Estado de reduzir o volume de intervenções cirúrgicas, notadamente naquelas parturientes cuja gestação apresente risco nulo ou insignificante, o que é garantido pelo acolhimento com classificação de risco a que toda gestante é submetido ao chegar à Maternidade Dona Evangelina Rosa.

            O acolhimento com classificação de risco foi introduzido na Maternidade de maneira experimental há cerca de 6 meses, e ao longo desse período foi sendo gradativamente aperfeiçoado. Atualmente além do/da enfermeiro/a participam desse acolhimento outras modalidades de saberes e fazeres em saúde, como assistentes sociais e psicólogos/as.

            No Centro CPN/MDER funciona de forma contínua um curso de formação de enfermeiras obstétricas, resultado de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Universidade Federal do Piauí e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstétricas, secção do Piauí, que objetiva formar enfermeiras obstétricas para atuar no interior do Estado, nas Unidades Básicas Avançadas de Saúde, notadamente no que diz respeito à atenção pré-natal e obstétrica, dentro do projeto do Governo do Estado “O direito de nascer na minha terra”. Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Assis Carvalho, a intenção é “garantir uma estrutura para o parto natural, de forma segura e humanizada, em todos os municípios do Estado”.

            O diretor da Maternidade, pediatra Francisco Passos, ressaltou a necessidade da mudança de hábitos e a importância de humanizar o olhar para o parto normal, reconhecendo a individualidade de cada um, o risco mínimo que este oferece e a importância do acompanhante no processo.

A inauguração do centro de parto normal iniciou com uma visita da primeira dama do Estado do Piauí e do Secretário da Saúde às suas instalações, onde algumas mães já haviam dado a luz aos seus bebês e manifestaram satisfação com o serviço:

“A atenção das enfermeiras e as novas técnicas e massagens foi a melhor coisa, elas diminuem as dores das contrações. A atenção da enfermeira durante o parto informando tudo que está acontecendo e ter um acompanhante foi fundamental” (D.J.X.S).

“Eu fui muito bem atendida e tive um parto normal. Eu adorei todos que me acompanharam até o fim do parto. Só tenho a dizer que a Maternidade Dona Evangelina Rosa está de parabéns por ter tantos funcionários ótimos. Meus sinceros agradecimentos a todos” (M.C.F).

    DR. FRANCISCO PASSOS.

DIRETOR  GERAL DA MATERNIDADE DONA EVANGELINA ROSA.