Prefeitura ultrapassa 50% de cobertura de Saúde da Família

1 voto

O prefeito Eduardo Paes iniciou, nesta quinta-feira (30/04), a construção da Clínica da Família no Rio Comprido, na Zona Norte, que vai beneficiar 27 mil moradores da região e das comunidades que integram o Complexo do Turano. A nova unidade vai contar com nove equipes de Saúde da Família e quatro de saúde bucal. A obra será executada pela RioUrbe e tem previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2016.
 
Atualmente, o Rio de Janeiro conta com 74 Clínicas da Família e uma cobertura de 47,9% (três milhões de pessoas). Até o final de 2016, a meta da prefeitura é entregar 140 unidades, chegando a uma cobertura de 70% do programa de Saúde da Família na cidade. Para isso, na última terça-feira (28/04), Paes inaugurou a Fábrica de Clínicas da Família, na Barra da Tijuca, responsável pelo apoio e logística para a construção de 28 novas unidades na Zona Oeste.
 
– Nosso objetivo é chegar em 2016 com 5 milhões de pessoas sendo atendidas pelo programa das Clínicas da Família. Dessa maneira vamos mudando a realidade da população, permitindo que as pessoas sejam atendidas com dignidade, respeito e com serviço de qualidade. O que fazemos com esse programa é levar saúde para a população e não cura para doenças. Isso é fundamental – disse o prefeito.
 
 
Localizada na Rua do Bispo, 159, a nova unidade será construída com recursos doados pela Câmara Municipal, provenientes de economia orçamentária realizada pelos vereadores. No local, os moradores terão acesso a consultas, planejamento familiar, exames laboratoriais e de raio-x, visita domiciliar, ultrassonografia, saúde bucal, vacinação, pré-natal, curativos, teste do pezinho e acompanhamento a diabéticos, hipertensos e outras doenças.
 
 
– Essa clínica era esperada há bastante tempo e irá substituir a casa alugada, onde hoje funciona o Centro Municipal de Saúde Turano. Além de todos os serviços básicos e de prevenção, ainda teremos uma Academia Carioca e programas de tabagismo e de alimentação saudável – explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
 
 
Hoje, os moradores da região contam com 23 unidades de saúde da rede municipal que funcionam dentro da Área de Planejamento (AP) de saúde 1.0, que engloba os bairros do Centro, São Cristóvão, Saúde, Gamboa, Santo Cristo, Caju, Catumbi, Cidade Nova, Estácio, Magueira, benfica, Vasco da Gama, Paquetá e Santa Teresa. Ao todo, são três clínicas da família, dez centros municipais de saúde (CMS), dois centros de saúde e ensino (CSE), uma policlínica, duas maternidades, dois hospitais, uma coordenadoria de emergência regional (CER), um instituto veterinário e uma unidade de saúde integrada.
 
 
Morador do bairro há 54 anos, o aposentado Bernardo de Jesus Araujo, 73 anos, elogiou a iniciativa da prefeitura:
 
 
– Esse projeto é maravilhoso e vem para somar ao bairro. Temos uma carência aqui na região de atendimento médico, mas essa clínica será melhor do que uma particular. Hoje, quando preciso de uma consulta tenho que marcar e esperar uns dois meses para ser atendido. Mas estou muito feliz porque nessa clínica da família terei atendimento personalizado e direito a consulta e exames.