EUA executam condenado de 72 anos

1 voto

O estado americano da Geórgia executou nesta quarta-feira seu condenado mais velho, dias antes de seu aniversário de 73 anos, uma morte especialmente criticada pelos que se opõem à pena capital.

Brandon Jones recebeu a injeção letal na prisão estatal de Jackson, disse um porta-voz penitenciário à AFP.

Este afroamericano passou 36 anos atrás das grades pelo assassinato em 1979 de um funcionário branco de um posto de gasolina.

Seus advogados tentaram até o último minuto suspender a execução, inclusive com um recurso ante a Suprema Corte dos Estados Unidos. Mas seus esforços foram em vão.

Os críticos denunciaram este caso como um exemplo da dupla punição imposta a alguns condenados à morte, que passaram décadas confinados sozinhos tendo a morte como única expectativa.

Além disso, seus opositores consideram que muitos condenados foram sentenciados em um período no qual não podiam contar com uma defesa satisfatória e que se fossem julgados atualmente o veredicto seria diferente.

“O caso de Jones levanta questionamentos sobre a proporcionalidade e a aplicação discriminatória da pena de morte”, denunciou em um comunicado o Centro de Informação sobre a Pena de Morte.

“Ele e seu coacusado Van Solomon – ambos afroamericanos -, foram condenados à morte (…) por matar um vendedor branco em um posto de gasolina durante um roubo”. “Jones negou ter atirado nele e a acusação nunca determinou quem fez o disparo fatal”, segundo a nota.

Solomon morreu na cadeira elétrica em 1985.

Durante as décadas que passou atrás das grades, Jones leu muito e se tornou conhecido por seus textos sobre a vida na prisão e questões raciais.

Atualmente, 75 homens estão no corredor da morte na Geórgia. No ano passado o estado suspendeu as execuções durante vários meses devido a uma polêmica sobre as substâncias usadas nas injeções letais.

Os Estados Unidos executaram 28 pessoas no ano passado, o número mais baixo desde 1991.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/eua-executam-condenado-de-72-anos.html