Formação de Tutores para o Protocolo de Pré Natal na Rede Cegonha do Médio Vale

3 votos

Este é o resultado de uma grande construção coletiva.

Reunimos diversos profissionais de saúde envolvidos com o pré natal nos 14 municípios da região do Médio Vale do Itajaí e a partir de alguns protocolos já existentes, aliados a publicações atualizadas do Ministério da Saúde, debatemos ponto por ponto do processo de pré natal.

Este importante momento da vida das mulheres, seus bebês e seus companheiros, ou seja, de toda a família, foram cuidadosamente repassados e observados de acordo com os fluxos, recursos e estrutura de saúde locais. 

O protocolo foi validado na Comissão Integestora Regional com a participação de todos os Secretários de Saúde.

Como este protocolo assumirá características próprias de acordo com as peculiaridades de cada município. Ficou a cargo de cada gestor apresentá-lo aos conselhos municipais de saúde, para conhecimento e validação nesta instância democrática do SUS.

Além disso, a formação propriamente dita, também foi organizada pelo Grupo Condutor Regional da Rede Cegonha com envolvimento direto dos gestores e profissionais de saúde, não só da atenção básica, mas também dos hospitais e maternidades envolvidas na Rede Cegonha.

Esta cuidadosa construção, também foi pactuada no CIES (Comissão Integração Ensino e Serviço da região do Médio Vale), ou seja levou-se em consideração para organização metodológica e pedagógica da formação as diretrizes da Política de Educação Permanente e também da Política Nacional de Humanização que têm caminhado juntas aqui na região.

Será um dia com a participação de muitos profissionais e de aplicação de metodologias ativas, mostrando que apesar das fragilidades finaceiras que temos tido na região para realizar estas atividades, com a força do desejo, temos conseguido fazer o que temos de melhor.

Com certeza o apoio e a confiança dos gestores e apoio logístico da Gerência Regional de Saúde – Blumenau tem sido fundamentais para esta realização.

Teremos um SUS melhor depois deste dia! Esta é a foça que move este coletivo!

Parabéns a todos os envolvidos. Tem sido uma grande luta, mas também será um grande momento.

Em breve, relataremos por aqui como as coisas aconteceram neste dia!

Grande abraço, Patrícia