Vamos à luta contra o Zika Virus e a Microcefalia! Todos juntos tem poder!!

1 voto

Ouça a paródia Melô do Tra, trá, trá da Zika no youtube:   https://www.youtube.com/watch?v=8qnC7ddjfGQ

 

1- Desde que começaram  a surgir essas “viroses misteriosas”, como foi chamada pelo Dr, Clyton Houly, Virologista e médico no PSF,  em meados de março, abril de 2015,  pude acompanhar com curiosidade e de perto, muitos casos de pacientes com suspeita de chicungunya e/ ou dengue.

2- A “virose” logo foi chanmada de  “prima pobre da dengue”. Não demorou muito e Postos de saúde e hospitais estavam lotados, e o  novo vírus chamado de Zika apareceu . Agora eram 3 vírus: Dengue, Chicungunya e Zika. 

3- Zika vírus?  Se ele chegou no Brasil em 1947 e não causou maiores danos… “Qual a diferença do Zika  para o vírus da dengue e da chicungunya?”  

4- Não demorou muito pra vim a resposta,e em outubro falou-se do primeiro caso de microcefalia, possivelmente causado pelo Zika vírus. Os casos foram aumentando e por isso, o meu natal foi um dos mais tristes da minha vida. Depois da ceia, em companhia do esposo Clyton, meus 5 filhos e um neto e  noras , tinha tudo pra ser o melhor natal… mas não foi!  A lembrança das mães com criança com microcefalia me incomodava…   Ano Novo, e a tristeza continuava, era nítido o aumento dos casos de microcefalia.

No carnaval, entre confetes e serpentinas, o Brasil era bombardeados denoticiários científicos… o problema se agravara ainda mais. Em  29 de janeiro, o Ministério da Saúde notificou 2.975 casos suspeitos para microcefalia, e a último notificação do dia 23 de fevereiro 2016, já chegaram a 5.640 casos suspeitos para microcefalia. 

Só sei dizer que como graduanda em psicologia e cidadã brasileira, assistindo essa cena de muita tristeza  que assusta o Brasil e o mundo, admito que muita coisa mudou na minha vida! Sinto-me na obrigação de fazer alguma coisa. E já estou fazendo! Prometi a mim mesma, levarei mensagens ás pessoas, através de uma personagem, a “Mosquita da Zika”, gravamos até uma paródia: Melô do trá, trá, trá da Zika” estou levantando a bandeira e irei compartilhar aqui na Rede HumanizaSUS e no Blog TV PSI, essa trajetória!

 

https://youtu.be/8qnC7ddjfGQ

 

 

Mulheres brasileiras, nada de engravidar agora!  Vamos à luta!!

Vamos dar as mãos! Todos juntos tem poder!

 

Marcia Meirellys