Conferência “Humanização” na Visão do Futuro do Projeto FMUSP 2020

3 votos

Em 2010, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), realizou a Conferência de Busca do Futuro do Projeto FMUSP 2020 com o objetivo de definir, de forma participativa, os rumos da instituição para os próximos anos. Após três dias de conversas, atividades em conjunto e reflexões do grupo formado por profissionais ligados ao Sistema FMUSP-HC e por convidados externos, estabeleceu-se seis grandes temas que sintetizaram a expectativa coletiva para o futuro – denominada Visão 2020: Integração; Humanização; Sustentabilidade; Internacionalização; Excelência do ensino; e Incorporação de novas tecnologias em ensino, pesquisa e assistência.

Cerca de cinco anos após a Conferência da Busca do Futuro, chegou o momento de rever em que fase de desenvolvimento estamos em cada grande tema da Visão 2020. Para tanto, nestes primeiros meses de 2016 conferências menores estão sendo realizadas para cada tema. No dia 18 de fevereiro foi a vez do Eixo Temático da Humanização, que sob organização da Profa. Dra. Izabel Rios (coordenadora da Rede Humaniza FMUSP-HC), Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella (Secretária de Estado das Pessoas com Deficiência), Prof. Dr. Marcos Boulos (Ex-diretor da FMUSP – 2006-2010) e da consultoria responsável pelo Projeto FMUSP 2020 conseguiram agrupar autoridades e representantes diversos do Sistema FMUSP-HC para um dia todo de imersão no assunto.

A abertura das atividades foi realizada pelo atual Diretor da FMUSP, Prof. Dr. José Otavio Costa Auler Junior, seguido pela Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella. Na sequência, Profa. Dra. Izabel Rios sintetizou os muitos avanços da humanização no Complexo HCFMUSP no período entre 2010 e 2015, como a consolidação da Rede Humaniza FMUSPHC; criação do Núcleo Técnico e Científico de Humanização; desenvolvimento de modelo próprio de gestão da humanização em saúde, com metodologia e indicadores difundidos através do Guia Técnico-político para o Desenvolvimento da Humanização das Práticas de Saúde; implantação do projeto corporativo de Acolhimento com Avaliação de Risco nas Unidades de Emergência Referenciada e do Projeto Acolher HC nas enfermarias e ambulatórios (em fase de expansão); entre muitas outras tecnologias de gestão. No campo científico e acadêmico, realizou-se o I Congresso Internacional de Humanidades e Humanização em Saúde, em 2014; e, concomitantemente, o I Simpósio da Rede Humaniza FMUSPHC. Também foi criado o Grupo de Pesquisas em Humanização, uma equipe multiprofissional com projetos de pesquisas diversos dentro da linha de pesquisa da humanização, sob coordenação da Profa. Dra. Izabel. 

 

Em seguida, todos os presentes na Conferência do Eixo Temático da Humanização realizaram uma atividade conforme metodologia desenvolvida pela consultoria do Projeto FMUSP 2020, uma dinâmica para vislumbrar os próximos passos, os cenários e perspectivas para a Humanização 2020.

Ao final do dia, a conclusão é que nos últimos 5 anos tivemos muitas realizações na Humanização no Sistema FMUSPHC, mas muitas possibilidades e boas ideias ainda trilham a Visão do Futuro da Humanização.  Que venham os próximos 5 anos…

Pedro Resende, NTH.

 

Fonte: https://www2.fm.usp.br/fmusp2020                                                                      Fotos: Núcleo de Comunicação Institucional HCFMUSP