Benedito Novo- 3º concurso cultural Tabagismo

4 votos

3º CONCURSO CULTURAL SOBRE TABAGISMO DE BENEDITO NOVO-SC

TEMA: “31 DE MAIO DIA MUNDIAL SEM TABACO”

O Dia Mundial Sem Tabaco é uma celebração anual que tem como objetivo informar a população sobre: os perigos do uso do tabaco; as estratégias das companhias produtoras para seduzir os jovens; as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar sua epidemia no mundo; assim como as atitudes que a sociedade pode promover para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e para proteger as gerações presentes e futuras. Devido às inúmeras estratégias e complexas interferências da indústria do tabaco na sociedade, que representam um entrave ao desenvolvimento sustentável dos países, o Brasil adaptou a abordagem para o contexto nacional e optou pelo enfoque nos danos causados, em toda a cadeia de produção do tabaco, ao meio ambiente e à saúde da população. Podem-se citar os diferentes danos ao meio ambiente, em todas as etapas da produção, no consumo e no uso dos produtos derivados do tabaco. São exemplos: a utilização de agrotóxicos, que agridem ecossistemas e fumicultores; as ações de desmatamento; o trabalho adolescente e infantil nas plantações; os danos à saúde da população, como a dependência química à nicotina e o fumo passivo e, em consequência, o aumento do risco para a ocorrência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e câncer.

O Município de Benedito Novo parceria com as Escolas Estaduais, Equipes Saúde da Família e a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social de Benedito Novo lança o edital do 3º Concurso Cultural sobre Tabagismo. Preocupados com índices de consumo de cigarros por adolescentes, crianças e mulheres no município teve-se a iniciativa conjunta com  o objetivo de estimular a reflexão dos estudantes destas instituições. Através do concurso cultural os jovens das 7ª a 9ª ano do Ensino Fundamental poderão concorrer na categoria livre desenho.

Poderão participar do concurso todos os alunos que tenham interesse em que estejam matriculados nos anos referidos. Cada escola ficará responsável por selecionar os seus alunos para o concurso municipal para concorrer as premiações. A Escola se responsabiliza em organizar a seleção interna na qual farão a inscrição conforme a ficha em anexo. Cada escola terá numero pré estabelecido de finalistas para a etapa final de premiações, conforme descrito abaixo, e terá que encaminhar os resultados dos finalistas até o dia 20 de maio para banca julgadora, na qual será formada por profissionais de diversas áreas do serviço publico de Benedito Novo (área da saúde, representante do conselho tutelar, secretario municipal da saúde, secretario da educação e cultura, etc…)

OBS: O material dos finalistas devem ser encaminhados devidamente identificados com nome, idade, anos escolar e escola que está matriculado e ficha de inscrição.

Serão 25 finalistas sendo premiados do 1º ao 5º os demais ganharão um prêmio de participação. A premiação será feita 31 de maio de 2016 as 9:00 horas em um evento/palestra no pavilhão municipal de Benedito Novo.

Escola

Nº de finalistas para etapa final

Escola Estadual Urbana Leopoldo Koprowski 

07

Escola Estadual Rural Tercilio Longo

07

EEB Teófilo Nolasco de Almeida 

11

Os premiados serão divulgados os resultados nos jornais de circulação local, rádio e no site da prefeitura, com destaque para os 5 cinco primeiros colocados. 

Dados importantes:

Data final para escolas encaminharem seus finalistas

Entregar os trabalhos com as fichas de inscrições na unidade de saúde, o jurado da unidade fica responsável em trazer os trabalhos no dia da banca.

20/05/2016

Banca julgadora se reunirá para avaliação dos trabalhos

25/05/2016

Evento com a premiação dos finalistas

31/05/2016

Critérios dos trabalhos: modalidade folders

Folha A4 simples

02 dobras

Manuscrito

 

 

Desde já agradecemos a compreensão e a sua colaboração.

GTI Municipal Benedito Novo-SC

Programa Saúde na Escola-PSE