1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde: Direito à Informação, garantia de direito à saúde

6 votos

Olá Humanautas,

Começo esta postagem voltando no tempo e no CiberespaSUS, mais especificamente quando fui apresentado pela Sabrina como Blogueiro na RHS e a Jornalista Mariella comentou que achava legal o quanto as pessoas se apropriam da RedeHumanizaSUS. É deste lugar que eu escrevo e não da cadeira acadêmica ocupada por alguém que domine as técnicas de comunicação fazendo disso sua profissão.

Imagem do CNS

Após interagir bastante no facebook, fui convidado para participar como ouvinte da 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, com todas as despesas custeadas pelo Conselho Nacional de Saúde, segundo o Coordenador de Comunicação do CNS Ederson Marques apesar de eu não ser um comunicador,(jornalista, publicitário ou carreiras afins) sou um cidadão bem atuante na defesa do SUS e isso me qualificou como público de interesse do evento, pois poderia construir narrativas positivas sobre a 1ªCNLCS como esta que escrevo aqui.

Arquivo Pessoal

Na abertura do evento em 18/04/2017 foi a primeira vez que eu ouvi o Hino Nacional Brasileiro terminar em #FORATEMER.

Em seu discurso o Presidente do Conselho Nacional de Saúde Ronald Santos abriu a conferência falando sobre a carta como importante meio de comunicação e já aproveitou para informar que está aberta até dia 02.06.2017 uma consulta pública que pretende receber sugestões para atualização da carta de direitos e deveres dos usuários da saúde. A previsão de lançamento da nova carta é 05/08/2017 quando se comemora o Dia Nacional da Saúde. Nesta nova carta reafirmaremos os princípios, diretrizes e direitos conquistados em outra carta: A Constituição Federal de 1988.

Imagem do CNS

O ex-Ministro da Saúde Arthur Chioro foi o mais aplaudido da noite, em seu discurso frisou a importância de defender a universalidade do SUS, como forma de defender também o direito ao trabalho, á previdência, á educação, compreendendo a saúde de forma mais ampla que não se restringe ao atendimento médico e hospitalar. Saúde é Direito de TODOS e não apenas daqueles que podem pagar “planos acessíveis” .

Arquivo Pessoal

Ao perceber que não poderia defender o atual governo, o Ministro interino da Saúde Francisco Figueiredo tentou ganhar a empatia do público ao relatar seus êxitos e sofrimentos enquanto usuário, trabalhador e gestor do SUS, tática  na qual não logrou êxito, recebendo um grito bem alto “você está no governo errado”

imagem do CNS

Encerrando a primeira noite do evento o Presidente Ronald usou novamente a palavra para divulgar a campanha anual do CNS  +Direitos – Depressão e os membros da mesa logo vestiram a camisa solidariamente.