“Nós” da RedeHumanizaSUS fazendo história na 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde

10 votos

No dia 19.04.2017 fiz logo cedo o credenciamento da  1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde para poder escolher as mesas das quais iria participar. Já havia reencontrado o Allan Gomes de Lorena e a Cristine Nobre Leite na noite da abertura, dessa vez fiquei mais junto da Cristine, pois nossa amizade tornou-se maior depois da IV Mostra de Atenção Básica de 2014, mas desde então nunca mais nos vimos pessoalmente, escolhemos as mesmas mesas só tinha uma dúvida: mesa 05 ou mesa 06 Eu queria Informação em Saúde como Direito e ela queria  Experiências de Coletivos de Comunicação para ver o Bruno Dias da Abrasco. Eu mudei de ideia e também escolhi a mesa 06 e isso fez toda a diferença no final da história.

Mesa 2: O papel da comunicação na defesa da Informação em Saúde com a Cynara Menezes (Socialista Morena) Rogério Lannes ( Revista Radis) e Adriane Cruz ( CONASS). Para a socialista morena o caminho está no fortalecimento dos meios de comunicação alternativos. Precisamos formar redes de pessoas que pensam mais ou menos como nós, entretanto é preciso aceitar as diferenças e estar pronto para as discussões e quebra paus que podem surgir dentro de nossos coletivos. #merepresenta. Para o Rogério Lannes o público deve ser uma rede onde todos possam falar. Adriane Cruz trouxe a importância da pesquisa e da aproximação com a academia para qualificar a comunicação em saúde. Mediador: Fernando Pigatto (CNS).

Mesa 3: O SUS na Sala de Aula… O Deputado Federal Jean Willys não compareceu por problemas de saúde, mas a Conceição de Oliveira (Maria Frô) e a Renata Mielli deram um show ao mostrar metodologias de educação popular em saúde e como a mídia acaba por controlar as pessoas que reproduzem seus padrões de realidade. Falaram também dos retrocessos aos quais estamos expostos uma vez que todas essas reformas feitas a canetaço nos levam a um período anterior mesmo a CLT Mediadora: Priscilla Viegas da Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais.

Ao findar o segundo dia como ninguém é de ferro fui ao Shopping de Brasília jantar, por vezes eu acho que vivo sempre no mundo da lua esqueci de tirar o crachá e fui assim mesmo! Alimentar-se é fundamental para poder defender o SUS não é mesmo? A nutricionista pira com o copão de refrigerante!