Araquari mobilizando toda a cidade para a Conferência Municipal de Saúde Mental

13 votos

A Prefeitura de Araquari, por meio do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza no dia 9 de abril uma série de encontros preparatórios para a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. A pré-conferência, no total de quatro, acontece simultaneamente, a partir das 9h, em unidades escolares do município e estado – veja abaixo a programação.

Nas pré-conferências, os moradores poderão apresentar sugestões de melhorias nos serviços de saúde mental oferecidos pelo Executivo. Para participar, é necessário se inscrever pelo link ConferênciaSM2022 ou nos locais dos eventos. O CMS destaca que cada representante deverá escolher apenas um entre os quatro eventos.

Além disso, durante os encontros, também haverá indicação de representantes para participar da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que será realizada no dia 12 de abril, das 9h às 17h, no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), com o tema “A política de saúde mental como direito”.

Segundo Gisele Heloísa Silvano, presidente do CMS, as pré-conferências são uma oportunidade para que moradores possam apresentar sugestões de melhorias nos serviços de saúde mental oferecidos pelo poder público.

Programação

O evento, aberto ao público, será divido em quatro eixos.

O primeiro eixo terá como tema “Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania”, e será ministrado na Escola Municipal Amaro Coelho, localizada na rodovia BR-280, Km 29, bairro Porto Grande. O evento terá como palestrante o assistente social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Edimar Goulart Mariano, e como mediador o psicólogo Lorêncio Gilmar Urnau. Confira abaixo :

Segundo eixo: “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”

▫️ Palestrante: Gisele Heloísa Silvano, fiscal sanitarista
▫️ Mediador: Alaíde Honorato da Silva, fonoaudióloga
▫️ Data: 9 de abril, das 9h às 12h
Local: Escola Estadual Senador Luiz Henrique da Silveira,
rua Iolanda Porcena Adão, Itinga

Terceiro eixo: “Política de saúde mental e os princípios do sus: universalidade, integralidade e equidade”

▫️ Palestrante: Lucas Eduardo Fedaracz Brojan, farmacêutico
▫️ Mediador: Fernanda Matheus Palu, psicóloga
▫️ Data: 9 de abril, das 9h às 12h
▫️ Local: Escola Municipal João Agnelo Vieira,
avenida Nossa Senhora das Graças, nº 1000, Rainha

Quarto eixo: “Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”

▫️ Palestrante: Maclóvia Fontoura, fisioterapeuta
▫️ Mediador: Catiele Barbizan Ferreira, assistente social
▫️ Data: 9 de abril, das 9h às 12h
Local: Escola Municipal Antenor Sprotte,
Estrada Geral Morro Grande, Morro Grande

Para cada eixo abordado, será apresentado um texto base e, posteriormente, a população poderá opinar e elaborar as propostas. Essas mesmas propostas serão organizadas e levadas para a etapa macrorregional, onde devem ser eleitos os delegados, e para etapa estadual, onde serão eleitos os delegados para a etapa nacional.

Os encontros da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental tem como objetivo possibilitar a aproximação com a população, de receber contribuições dos usuários, trabalhadores e entidades sociais e de propor novas ações, além de ser um espaço de fortalecimento das políticas públicas para a saúde metal no município.

A Conferência será no dia 12 de abril, das 08h00 às 17h00 no Auditório do Instituto Federal Catarinense

IFC- Campus Araquari

Assista a transmissão aqui