Ganhei o Prêmio de Inovação de Joinville 2019

7 votos

Após dois dias de palestras, workshops, paineis e debates sobre ecossistemas de inovação, futuro, investimentos e educação, a ExpoInovação encerrou a programação nesta quarta-feira (04.09) anunciando os vencedores do Prêmio de Inovação de Joinville 2019, que reconhece iniciativas de inovação e tecnologia do norte catarinense em três categorias: academia, empresa e comunidades.

Os projetos “Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental, Gastronomia, Matemática e Cidadania ”; “Profissionais do século XXI: método ONAMUH de reconhecimento das soft skills dos indivíduos e formação de equipes para a inovação”; e “Curativos que mimetizam a matriz dérmica para regeneração e proteção das lesões provocadas por queimaduras” foram os primeiros colocados respectivamente nas categorias academia, comunidade e empresa. Cada um deles recebeu como premiação uma impressora 3D, além de troféus, certificados e uma viagem para a Rota da Inovação em Curitiba (confira a lista completa dos três primeiros colocados em cada categoria ao final da matéria).

O prêmio cumpre a missão de ser mais um canal para todos estarem mostrando seus trabalhos, incentivando a inovação e o desenvolvimento de toda a região”, explicou o organizador Richard Klymyszyn. Foram inscritos 51 projetos que passaram por uma série de etapas até serem avaliados por uma banca final na manhã do primeiro dia da ExpoInovação.

Na avaliação de Danilo Conti, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, “estamos fazendo um novo ciclo na cidade e queremos ir mais longe: tornar a região o maior ecossistema de inovação da América Latina”.

INOVAÇÃO SOCIAL E CONEXÃO EMPRESAS/STARTUPS 

No primeiro dia do ExpoInovação, diferentes atores do ecossistema promoveram um importante debate no Fórum de Inovação Social. O tema central foi o papel de negócios sociais de impacto e seus desafios. O universo das startups também foi tema de um workshop e o Ciclo de Aceleração Academia-Mercado – programa que tem o objetivo de gerar mais projetos universidade-empresa e novos negócios de base tecnológica – promoveu um evento para tratar das questões jurídicas dessa integração.

Reynaldo Gama, da HSM, responsável pela implantação do centro de excelência da Singularity University no Brasil, abriu a noite de palestras destacando a importância de existir uma ponte entre grandes empresas e startups, que “não são a solução de todos os problemas, mas podem acelerar muito”, explicou. Na sequência, os convidados do painel Ecossistemas de Inovação, mediado por Vinicius Machado, da Startadora, debateram sobre como as empresas e os governos podem se unir na criação destes ecossistemas, construindo legados.

No encerramento da primeira noite, Flávio Tavares, da Welcome Tomorrow, explicou que em meio a todas mudanças promovidas pela Indústria 4.0, é preciso resgatar a criatividade, a comunidade, o sentido de construir algo juntos e finalizou com uma provocação para a plateia: “não é uma inovação tecnológica, é inovação humana. Que tipos de seres humanos estamos criando para lidar com essas tecnologias?”

EDUCAÇÃO E FUTURO EM DEBATE

A programação de quarta-feira começou cedo, com um workshop sobre investimentos para startups e novos negócios na Associação Empresarial de Joinville (Acij). Durante a tarde, o teatro Juarez Machado foi palco do Education Talks, um fórum que debateu o papel do professor na Nova Era da Educação. Na programação, apresentações artísticas e palestras sobre educação emocional e educação em tempo de cultura digital com nomes de destaque da área.

fonte: https://scinova.com.br/conheca-os-vencedores-do-premio-de-inovacao-de-joinville-2019/