Primavera e poesia no CAPS III dê-Lírios
PROJETO PRIMAVERA E POESIA
VI Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional – CREFITO 10
Autora: Silvane Penkal
Projeto realizado no CAPS III em Joinville, no grupo DEsenvolvimenTO e Socialização.
Proporciona acesso e reflexão de diversas poesias e realização de atividade de criação e expressão por meio da técnica pintura com areia.
9 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.

Oi Raphael,
Excelente iniciativa de empoderamento dos usuários.
Pena que a apresentação do projeto não esteja muito visível para uma leitura. Seria melhor se tivesse sido digitado o texto. Não consegui ler. Entretanto as fotos estão lindas.
Parabéns para a autora e para todos os envolvidas nessa bela iniciativa!
Valeu Raphael pelo compartilhamento!
AbraSUS
Emília
Parabéns pela iniciativa de todos da equipe , sabemos que práticas como está faz toda diferença no cuidado aos usuários dos Caps !
PARABÉNS!! Isso é revelador não só do cuidado em saúde mas acima de tudo de afeto de evidência de importar – se com o outro!! Excelente!!!

Por Sérgio Aragaki
Muito aprendi e continuo aprendendo com colegas Terapeutas Ocupacionais. Fundamentais no cuidado à saúde mental. Parabéns!
Por Daysiane Pinto
Que trabalho lindo! As práticas expressivas me encantam. A arte é sem dúvida um recurso riquíssimo, que possibilita da descoberta de habilidades através do potencial criativo do usuário. Através de oficinas como essas podemos nos expressar livremente (projetando nossas alegrias, medos, inquietações, etc..), sem usar linguagem verbal. Além disso, tais práticas nos fornecem diversão e podem favorecer espaços de geração de renda para os usuários.
Parabéns aos envolvidos!
Que trabalho bacana. Trabalho com saúde mental e tenho visto ao longo de minha atuação em CAPS, o quanto são significativa as práticas expressivas. É um mundo de possibilidades onde podemos identificar, descobrir as “entre linhas” dos contextos de vida dos usuários, suas expressões do inconsciente, possibilita a descoberta de potencialidades, desenvolve habilidades cognitivas, desperta a criatividade dos sujeitos, além de ser um ótimo recurso para desenvolver a autonomia do usuário com projetos de geração de renda. Fico muito feliz por ver essas iniciativas darem certo. Parabéns a todos os envolvidos nesse belo projeto!
Excelente iniciativa!
É enriquecedor a valorização dos trabalhos envolvendo os usuários e a partilha com as T.O. Assim, oficina de poesia é mais uma alternativa de fazer da intervenção uma estratégia de invenção da saúde, de reprodução social dos sujeitos de participação no mundo humano- que é o mundo social com acolhimento da alteridade, do encontro e empoderamento dos portadores de sofrimento psíquico, promovendo o exercício da cidadania, a expressão da liberdade e a convivência dos diferentes (AMARANTE, 2001; ROSA, 2003).
Parabéns, parabéns!
Encantada demais
Agradeço a todos pelos comentários.
A autora do trabalho ficou feliz com a divulgação feita por aqui
AbraSUS e sigamos na Luta (Antimanicomial)!
Por Cristine Nobre Leite
Essa CAPS dá show!
Quem sabe algum dia eu chegue a conhecer.
Parabéns a todos os envolvidos.
Parabéns Raphael!