2º Oficina Local em Santa Catarina

11votos

 

Na 2º oficina Local em Santa Catarina, ocorrida em 20 e 21 de março de 2018, foram retomadas as discussões que ocorreram na 1º Oficina Local, ocorrida em dezembro de 2017, em relação à visita guiada e ao levantamento de problemas e soluções para intervir na realidade local, referenciado por critérios de análise, por exemplo, de governança e recursos disponíveis.

A roda de conversa contou com a presença do novo Diretor Geral do HRSJ, Valdir José Ferreira. A Consultora da CGPNH, Sra. Élida, referiu-se ao Projeto AcolheSUS e apontou os passos seguintes a serem realizados no Estado de Santa Catarina. Reforçada, na ocasião, a necessidade de arranjos de gestão fortalecidos para a elaboração do plano de intervenção do Estado, com o objetivo de qualificar a integralidade do cuidado na perspectiva da Rede de Saúde.

Para afirmar o arranjo da gestão do AcolheSUS, chamado de Grupo Executivo Local (GEL),  o Sr. Valdir assinou o regimento interno e referiu que o mesmo seria transformado em ato normativo em até 7 dias e publicado na intranet do HRSJ.

O GEL sinalizou que seria interessante que o HRSJ pense em um arranjo de gestão para transversalizar os planos de trabalhos das diversas comissões, bem como das decisões tomadas nas gerências médica, enfermagem e técnico-administrativa, o que pode beneficiar o projeto AcolheSUS e a atenção hospitalar em rede.

O plano de intervenção do HRSJ, entre os eixos do Projeto AcolheSUS, tem maior número de atividades voltadas à Gestão e Organização do cuidado, fato este que aproxima do movimento da nova gestão do hospital, que almeja formalizar os fluxos organizacionais, administrativos e assistenciais e, também, as pactuações com a rede que impactam na integralidade da Atenção à Saúde Hospitalar nesta região.