Psicanalista? Psiquiatra? Psicólogo? Psicoterapeuta? Qual a diferença entre estes profissionais?

5votos






Psiquiatra? Psicólogo? Psicoterapeuta ou Psicanalista? Qual profissional procurar?



Muitas pessoas ao perceberem os sintomas diversos causados pelos inúmeros transtornos mentais se perguntam.

Qual profissional procurar para obter ajuda e diagnóstico?



Um Psiquiatra? Um Psicólogo? Um Psicoterapeuta ou um Psicanalista?

Qual a função no tratamento e a formação de cada um destes profissionais?



A questão é que em uma situação desta, muitas vezes a pessoa fica perdida sem saber a qual profissional recorrer, procrastinando, adiando cada vez mais o diagnóstico e o tratamento.



Como Psicanalista e Psicoterapeuta, eu recebo muito destes questionamentos durante os meus atendimentos, e percebi a dificuldade que as pessoas tem em fazer esta associação e por consequência a escolha de qual profissional procurar, quase sempre aumentando o sofrimento.



No intuito de divulgar a informação e a legislação vigente publiquei no meu blog este tema.



Psiquiatra: É um médico que após sua graduação se especializa em psiquiatria. Esta especialidade da medicina capacita o profissional a diagnosticar os transtornos mentais baseados em avaliações biológicas laboratoriais e de imagens. Este profissional é também preparado para orientar sobre a intervenção química medicamentosa.



Psicólogo: É um profissional graduado em psicologia, que é uma ciência responsável por estudar o comportamento, as emoções e o intelecto humano por meio de diversos teorias e correntes de pesquisa. Desta maneira por se tratar de uma ciência o profissional Psicólogo reúne competências para realizar avaliações tanto biológicas quanto etéreas.



Psicoterapeuta: Como ocorre na Psiquiatria, a Psicoterapia é uma ESPECIALIZAÇÃO para profissionais graduados, em Psicologia, Medicina, ou na grande área de Ciências Humanas (Filosofia, Teologia, Pedagogia, etc…), que diferente da Psiquiatria, onde é uma especialização exclusiva ao profissional graduado em medicina.

Este profissional trabalha ajudando a pessoa a reduzir o sofrimento gerado por problemas emocionais que vão desde conflitos comuns do dia a dia, até transtornos mentais graves. Há várias teorias cientificas e especializações, nas quais ele pode embasar a sua prática. Por exemplo, existe a Terapia cognitivo comportamental, a Fenomenologia, a Psicanálise, Psicopedagogia e diversas outras. Dentro da psicanálise há subgrupos como “Lacanianos” e “Freudianos”.



Psicanalista: É um profissional Pós graduado obrigatoriamente conforme descrito acima, é um Especialista em Psicanálise e usa esta terapia para orientar a sua prática. E um resumo bem superficial desta formação, encontramos o médico Psiquiatra Dr. Sigmund Freud, que descobriu e criou esta metodologia, e se baseia na ideia de que há fenômenos mentais inconscientes que influenciam muito a nossa maneira de agir, sentir e pensar. Desta forma, o tratamento é voltado para o acesso aos conteúdos inconscientes com o objetivo de termos mais controle sobre ele.



É muito comum que um profissional seja mais de um desses. Por exemplo, há Psiquiatras que também são Psicoterapeutas e seguem a linha da Psicanálise, o que entendo um pouco conflitante dada as diversidades das linhas teóricas cientificas, ou pode também haver um Psicólogo, Teólogo, Filósofo, Sociólogo, Pedagogo que tenha cursado a Especialização em Psicoterapias diversas assim como a Psicanálise que seguem uma linha terapêutica mais sistêmica.



Bom, mas qual profissional se deve procurar primeiro?



Em geral, não tem este ou aquele profissional, geralmente todos são capacitados extensamente em suas especializações. O que eu recomendo é que você sempre procure uma equipe multiprofissional, não importa a ordem, e que tenha um médico assistindo ao grupo, pois o médico Psiquiatra possui habilidades que os demais especialistas não podem acessar, digo da parte biológica (exames laboratoriais e diagnóstico especifico de imagem). Então o Psicoterapeuta, o Psicanalista, o Psicologo e o Psiquiatra comunicando-se entre si obterão maior êxito no tratamento.





Então quer dizer que o Psiquiatra é melhor que o Psicanalista, o Psicoterapeuta e o Psicologo?



Não!!! São sim profissionais com formações diferentes e que por isso tem funções também diferentes.

Se você precisa de uma avaliação diagnóstica busque um profissional de sua confiança e ou um que seja recomendado, pesquise a cerca dele, procure saber informações de pacientes já tratados por ele, seja Psicoterapeuta, Psiquiatra, Psicanalista ou outro, busque aquele profissional que você se sentir mais a vontade e ele vai te encaminhar ao profissional seguinte, pois geralmente os profissionais indicam um ao outro conforme o



Os Especialistas da área de saúde mental e bem estar, costumam trabalhar juntos, debatendo e estudando casos clínicos para alcançar o melhor para o paciente sempre.



Os melhores profissionais costumam ter bastante conhecimento nas áreas relacionadas e extensa formação curricular e prática. Por vezes, é comum que um profissional reúna várias destas competências para seu melhor desempenho, o que não exclui o outro profissional, porém apesar disso, os melhores resultados costumam ser alcançados quando cada um enfoca mais na sua especialidade no tratamento do paciente.





Artigos contínuos na área de saúde mental e bem estar por:

Tania Erica Rodrigues Lucas ( LUCAS.T.E.R.) – Rio de Janeiro, 19/02/2017.