Congresso Brasileiro de Médicos da Família em Natal foi um sucesso. Em 2016, evento será internacional no Rio de Janeiro
1. Um evento muito bem organizado, num local paradisíaco, o Centro de Convenções de Natal, na bela Via Costeira, emoldura pela dunas potiguares.
2. Estima-se em três mil o número de participantes inscritos
3. Cinquenta por cento dos inscritos era do Sul-Sudeste, os outros cinquenta por centro do Norte-Nordeste-Centro Oeste.
4. A indústria farmaceutica não apareceu para patrocinar o evento.
5. Ministério da Saúde, Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Natal, Governo do Rio Grande do Norte e Prefeitura de Mossoró deram o caráter oficial do financimento do evento.
6. O público presente era predominantemente de profissionais da área da MFC.
7. Ministério da Saúde mandou dois executivos do alto escalão para vender o "seu peixe".
8. Preceptoria em MFC, em serviço, em articulação ou não com entidades universitárias, é um novo caminho para os médicos da Atenção Básica.
9. Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, promotora do evento, ofereceu como melhor item de seu cardápio, a idéia da RESIDENCIA MÉDICA EM MFC, como a chave para a melhoria e a expansão da Atenção Básica no Brasil.
10. A Prefeitura do Rio de Janeiro, com quatro empresas terceirizadas, impactou a todos os participantes, com oferta de vagas para médicos e residentes. Um médico com residencia, mestrado e doutorado na área, pode ganhar até DEZOITO MIL REAIS.
11. Em 2016 tem Congresso Mundial da MFC no Rio de Janeiro, em Novembro. A entidade promotora chama-se WONCA.
12. O Congresso não teve sotaque nordestino, sem que a gente saiba o motivo. O preço das inscrições estava alta, é possível que muitos inscritos de mais longe, tenham vindo subsidiados.
13. A MEDICINA RURAL mostrou a sua cara, mais sulista e menos nordestina, mas é melhor que nada.
14. PARABÉNS A TODAS E TODOS, sem exceção.
15. Este evento merece a uma classificação OURO, na minha avaliação.
Por Clyton A P Houly - ClytonDiAju - ClytonDiTraipu