Projeto AcolheSUS

Entenda o Projeto prioritário da Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização – CGPNH para 2017/2018:

O Projeto AcolheSUS – Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS com base na Política Nacional de Humanização foi instituído como estratégia para a criação de laboratórios de experimentação das diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH), visando à qualificação do modelo de gestão e atenção dos serviços e melhoria ao acesso do usuário com qualidade e resolutividade.

O Projeto AcolheSUS trabalha com as diretrizes: Acolhimento, Ambiência, Gestão e Organização do Cuidado e Qualificação profissional, promovendo através do método da Política Nacional de Humanização, movimentos de intervenção capazes de modificar os modos de produção de saúde nos territórios, trazendo em si os objetivos almejados com a humanização no cuidado em saúde, configurando a base para orientar planejamento de ações estratégicas, a partir de um plano de trabalho com acompanhamento de indicadores de Atenção à Saúde junto ao monitoramento e avaliação.

A CGPNH apresentou a proposta para os Estados, solicitando que indicassem Unidades de Saúde/Campos de Atuação e teve como resultado a pactuação dos relacionados abaixo, para participação no Projeto AcolheSUS:

 

Locais de atuação AcolheSUS

Locais de atuação AcolheSUS

A CGPNH irá realizar uma oficina com os parceiros em Brasília. A Oficina nacional ocorrerá entre 17 e 19 de outubro, a fim de acolher e instrumentalizar os participantes para qualificar práticas de gestão e organização do cuidado em RAS por meio das diretrizes da Política Nacional de Humanização.

Além das parcerias com os Estados, a CGPNH conta com o Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz/LASER/ENSP/Fiocruz.

A Rede HumanizaSUS, oferta um espaço para registro das ações do projeto – que aqui está denominado “Diretório de Documentos”, e um espaço de comunicação do coletivo na “Comunidade AcolheSUS”, além da troca de experiências não só entre os envolvidos diretamente no projeto, como também com os demais participantes da Rede.

Salientamos que os participantes da “Comunidade AcolheSUS” são os envolvidos diretamente com o Projeto AcolheSUS.

Acompanhe por aqui e dialogue com mais esta iniciativa da CGPNH.

Você que não faz parte da “Comunidade AcolheSUS” e quer entrar em contato com a coordenação da PNH para saber mais sobre o Projeto:

Acesse o Fale conosco aqui ou veja os dados para contato abaixo:

 

Ministério da Saúde

Esplanada dos Ministérios, Bloco G, 9º. Andar

CEP: 70058-900 – Brasília – DF

Tels.: (61) 3315-2122/3535

Sites: http://www.saude.gov.br /

http://www.redehumanizasus.net

E-mail: humanizasus@saude.gov.br

 

Clique nos botões para acessar:

O cadastro na Comunidade AcolheSUS é voltada apenas para profissionais participantes do projeto. Caso não esteja participando do projeto, solicitamos utilizar os outros recursos da Rede Humaniza SUS e não desta comunidade específica: