Resumo da ópera
Foram 3 dias intensos, foquei na ideia de plataforma de cooperação.
A proposta original foi aprovada em São Paulo e Osasco, mas não chegou à estadual porque não atingiu votos suficientes.
Mas uma proposta semelhante, que veio de Cajamar, foi aprovada para a estadual. A autora da proposta veio conversar comigo e contou que se baseou na discussão de Vigilância Participativa, que levei à Conferência Estadual de Vigilância em Saúde. Vigilância Participativa era uma versão da ideia de uma Plataforma de Cooperação, que não chegou à Conferência Nacional de Vigilância , mas que pude defender com ênfase na Conferência Estadual de Vigilância em Saúde.
Para a Conferência Nacional deste ano (2019), tivemos a missão de preparar uma ação que abordasse o tema central DEMOCRACIA E SAÚDE. Expliquei a ideia ao grupo, do que seria uma Plataforma de Cooperação. A ideia teve uma boa receptividade e redigimos uma ação com o tema “plataforma”, mas que infelizmente não atingiu os votos necessários para compor a proposta paulista para a diretriz nacional, na votação da plenária.
É um trabalho de persistência. Como diz Granovetter, assimilar uma inovação depende desta gradual percepção pela sociedade dos benefícios que uma mudança de paradigma pode provocar para o benefício de todos.
São Paulo, 1 de julho de 2019.
………………………………………………………………………………….
FACEBOOK – 01/07/2023:
Depois de 4 anos, estarei amanhã em Brasília com a mesma proposta de Plataforma Digital Cooperativa, agregando à ideia de Plataforma Digital Cooperativa os algoritmos da Autarquia Especial do professor Gastão Wagner: inteligência coletiva na inteligência artificial.
AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA!
Link: Feed Facebook