Hospital Regional de Mato Grosso do Sul implanta a ampliação do horário de visitas
De acordo com a Política Estadual e Nacional de Humanização do SUS, no dia 1º de Maio, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul iniciou a ampliação do horário de visitas nas seguintes clínicas:
- Cirúrgica
- Maternidade
- Oncologia
- PAM
* Horário: 14:00 às 20:00 h
3º horário de visitas nos setores:
- CTI adulto
- CTI pediátrico
- UCO
- UTI neonatal
* Horário: 20:30 às 21:00 h
O intuito da “Visita Aberta” é ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, de forma a garantir o elo entre o paciente, sua rede social e os diversos serviços da rede de saúde, ajudando na identificação das necessidades do doente e, por meio de outras informações fornecidas pelos familiares, compor o quadro dos seus principais problemas, a fim de facilitar a elaboração do projeto terapêutico singular. Assim, a probabilidade de uma melhora rápida e a aceitação do tratamento necessário deve aumentar, pois, entre outros fatores, o equilíbrio emocional é fundamental durante o período de internação do paciente.
A experiência pioneira que passa a incluir a comunidade no cuidado vem obtendo sucesso, apesar de algumas dificuldades iniciais. A intenção é de se implantar em todas as clínicas com o maior número de horários que atendam os anseios de pacientes e acompanhantes!
Por catia martins
Olá Aline e demais participantes do Coletivo Ampliado do MS,
Que coisa boa!
Estava mesmo sentindo falta desse post. A ampliação do horário de visita no HR é uma vitória!!!!!! Vamos torcer p/ o HR puxar o processo e contagiar os demais hospitais…
Conte mais! O que os trabalhadores e a gestão acham disso?
Com minha experiência no H.U. de Dourados e agora no NT/MS fico pensando que o maior desafio é tomar a visita como dispositivo para mudanças no modelo de atenção e gestão, é fazer analise e intervenção nos processos de trabalho. É trabalhar/discutir/refletir para que a ampliação da visita não seja mais um ‘lugar’ que demonstra a dissimetria entre usuários (coitadinhos!) e trabalhadores (bonzinhos, pq ‘deixam’ o visitante entrar).
Parabéns p/ vcs do HR, da SES, do Coletivo, pra Beth Mori e Esher. Isso é MUUITO trabalho!
um abraço, Catia