Carta de Mobilização para IV Conferencia Nacional de Saúde Mental
Carta de Mobilização para IV Conferencia Nacional de Saúde Mental – Intersetorial:
A Humanização como Política Transversal
Historicamente, a humanização esteve articulada com a área da Saúde Mental na construção de um novo modelo de atenção psicossocial, apostando na discussão e garantia de direitos que agreguem todos os sujeitos: gestores, trabalhadores e usuários. No entanto, ainda temos muito que caminhar no sentido de fortalecer o SUS na área da Saúde Mental em sua relação com as demais políticas públicas.
A Humanização enquanto política transversal em defesa do SUS e dos direitos dos usuários, representa uma estratégia de mobilização e fortalecimento dos coletivos para protagonizarem um novo modelo de cuidados e produção de saúde que rompe com o modelo manicomial, hospitalocêntrico e hierarquizado que tanto engessam os vínculos entre os atores deste contexto oferecendo princípios e diretrizes no qual inclui a roda de conversas, possibilitando a agregação de idéias e conflitos dos diferentes sujeitos em busca de transformar o cotidiano na busca de um novo fazer.
A Política Nacional de Humanização (PNH) torna-se uma ferramenta com dispositivos para consolidar redes, vínculos e co-responsabilização entre os sujeitos deste contexto e assim potencializar a garantia de atenção integral, resolutiva e humanizada. Neste sentido busca-se fortalecer a rede de atenção psicossocial através da intersetorialidade.
Convidamos todos os trabalhadores, gestores, usuários e familiares da rede de Saúde Mental a participarem da IV Conferencia Nacional de Saúde Mental, a realizar-se em junho de 2010, em Brasília. Informe-se sobre como participar das discussões já em andamento a nível municipal e estadual.
Contamos com sua participação!!!
Belém-Pará, abril/2010
Coordenação Estadual de Humanização/DT/SESPA
Núcleo de Humanização e Saúde Mental
Por patrinutri
caros amigos do Pará inclui esta imagem no post para chamar mais atenção para ele quando os usuários acessarem a página, pois considero muito importante este movimento nacional em favor da luta antimanicomial.
se acgaerem que minha escolha não foi adequada é só me falar que eu farei a alteração.
Grande abraço,
Patrícia S. C. Silva
Editora da Redehumanizasus