Uma “Farinhada” para promover a vida dos usuários em situação de tratamento da tuberculose
A Articulação Nacional de Educação Popular e Práticas na Saúde (ANEPS), em parceria com o Programa Cirandas da Vida, Distrito de Saúde da SER I e o Projeto 4 Varas realizará, dia 18 de Junho, de 14:30 as 16 horas, no Projeto 4 Varas (Rua Profeta Isaias, 456 – Pirambu, Fortaleza-Ce.) a Farinhada de saberes e práticas, para apresentação de experiências, debater as estratégias e desencadear ações, com vistas a redução do abandono ao tratamento da Tuberculose por parte dos usuários do território da Secretaria Executiva Regional I – SER I – Prefeitura de Fortaleza.
O referido evento é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde – CONASS, em parceria com a Universidade de Toronto, Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, Secretaria de Estado da Saúde do Ceará e Secretarias Municipais de Saúde de vários municípios, dentre eles Fortaleza, que no intuito de melhorar a Atenção Básica no Estado, vem desenvolvendo o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Atenção Primária em Saúde (AGAP), por meio do qual estão sendo desenvolvidos dois projetos de intervenção para o município de Fortaleza. Um dos projetos tem como foco a questão da Tuberculose e o abandono ao tratamento pelos usuários no território da Regional I.
Uma das estratégias propostas no projeto de intervenção na SER I compreende: “Estabelecer meios eficazes de mobilização e comunicação.“ A estratégia envolve diversas atividades de mobilização e comunicação, tais como: realizar uma “farinhada” com a ANEPS e Cirandas da Vida, assim como Identificar e utilizar os meios de comunicação existentes nas comunidades, realizar parceria com a UECE, para utilização da ferramenta da “Web Rádio”, envolvendo os trabalhadores de saúde e movimentos sociais, dentre outras.
De acordo com dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza), foram registrados no território da SER I, em 2009 343 casos novos de Tuberculose, com 30 óbitos e 43 abandonos ao tratamento. Em Fortaleza, considerando as seis regionais foram registrados em 2009, 1975 casos novos com 164 óbitos e 170 abandonos. Os dados demonstram que os óbitos estão diretamente relacionados com o abandono ao tratamento.
A Farinhada faz uma conexão com os movimentos e práticas de educação popular em saúde. E o que significa farinhada? Trata-se de um resgate do termo tradicional como herança cultural do saber-fazer da farinha, a farinhada, que é uma herança da cultura indígena absorvida pelos portugueses no período colonial e mantida como expressão cultural dos pequenos agricultores até aos dias atuais, num processo de transformação da mandioca, intercambiado com o tradicional e o moderno. Os agricultores familiares se reúnem de forma solidária para produzir a farinha, a tapioca e o beiju em rituais que intercalam o trabalho com cantos e brincadeiras, traduzindo um fazer prazeroso entre compadres e comadres. Trazendo essa dimensão para a cidade, a farinhada ressignifica esse fazer prazeroso, na forma de partilha das vivências e experiências de cada grupo ou movimento.
A troca de experiências dos saberes e práticas no território da SER I, na lida com a doença, considerando ainda o aprofundamento da questão e as estratégias para evitar o abandono ao tratamento vai ao encontro do esforço comum e necessário de mobilizar para o conhecimento, evitar os agravos e conseqüentes óbitos que o abandono ao tratamento da Tuberculose acarreta. Neste caso, “o fazer prazeroso” significa evitar que vidas sejam perdidas por falta de informação, ignorância e descaso dos usuários, parentes e comunidades sobre esses agravos. Importante ainda acentuar a implicação que toda a rede de saúde tem, na perspectiva do cuidado e do acolhimento, na vigilância, eficácia e efetividade para que nenhum usuário interrompa o tratamento.
Elias José da Silva – Educador Popular, militante da ANEPS e coordenador do Programa Cirandas da Vida/Sistema Municipal de Saúde Escola/SMS.
Maria Rocineide Ferreira da Silva – Professora do Curso de Enfermagem da UECE – Universidade Estadual do Ceará e militante da ANEPS.
Por Elias José da Silva e Maria Rocineide Ferreira da Silva
Contato: Elias (85) 91917475 e Profª Rocineide (85) 96133221
Por Cirandas da Vida
Aì cirandê, aí cirandá
Juntos nessa roda
Também quero entrar
Aí cirandê,
Faz na farinhada
Nacional Temática
Aí Cirandá
Nas ondas do mar
Já dancei ciranda
Já virei criança
Já pude sonhar
Hoje pra trilhar
Sonhos coletivos
Tenho mais motivos
Para cirandar
Ê ciranda ê, ê ciranda á
ANEPS fazendo, pra compartilhar
Se eu não pude estar, é grande a alegria
De ver a folia deste caminhar
Para terminar, sigam nessa guia
Até outro dia, quando eu lá chegar
Aì cirandê, aí cirandá
Juntos nessa roda
Também quero entrar
Duda, Fortaleza 17 de junho de 2010