ARTES NO HOSPITAL MANOEL VICTORINO
A arte no hospital humaniza o ambiente, torna-se um auxílio terapêutico. O teatro informa, produz prazer no trabalho. O coral provoca a interação… desenvolve o espiríto de pertença. O artesanato auxilia na saúde emocional. Fazer, produzir aumenta o sentimento de utilidade e amor próprio nas pessoas. A equipe de artes do Hospital Manoel Victorino surge com esse propósito e como estratégia de formação de grupo de trabalho de humanização.
O teatro e o coral Vidas – Valorização integral da assistência a saúde-denominação alusiva á marca do GTH do hospital possuem o firme próposito de vivenciar a arte cênica e o canto, interagindo com usuários, familiares e trabalhadores. Informam, descontraem e alegram o hospital. O grupo de teatro revela-se interlocutor entre a nidade hospitalar e usuários nas representações do cotidiano. O artesanato inova pela possibilidade do trabalhador e familiares dos usuários produzirem peças utilitárias com material reciclado. A arte traz para o hospital a possibilidade de renovação da própria vida, facilita o processo de trabalho de humanização,proporciona maior integração entre os trabalhadores, maior envolvimento e comprometimento com a Política Nacional de Humanização. Enfim, o artesanato, o teatro e o canto trazem vivacidade e alegria para o ambiente hospitalar…
Por patrinutri
Queridos companheiros,
Este espaço de arte no hospital tem tudo haver com humanização, mas não só para embelezamento e fruição, mas para colocar em análise os espaços, tal como fragmentos de um todo que muitas vezes não mais se remonta em um.
Partes de um todo que os desconfiguram. Saúde que se constroe sobre pedaços de doença e não para promoção de saúde.
Acho que este acúmulo de arte no ambiente hospitalar é trazer os ventos da saúde para este espaço que se leva doenças.
Vejo este projeto também como uma descoberta do trabalhador de saúde, não só como vendedor de sua força de trabalho , mas como um ser integral que possui outras habilidades para produção de arte e cultura. Porque então não fazer um projeto de talentos entre os trabalhadores e que um dia por mês possam exercer sua atividade de trabalho no hospital como instrumentistas, artistas plásticos, atores, contadores de histórias, artesãos, cantores, etc…Com certeza terão profissionais de saúde mais felizes, mais completos no exercício de suas atividades .
Bjs e sucesso!
Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC