SERAFIM SANTOS FILHO PARTICIPA DE ENCERRAMENTO DA II FASE DO CURSO DE APOIADORES EM HUMANIZAÇÃO DO SUS TOCANTINS
Etsus certifica apoiadores em Humanização no SUS/ TO
“O saldo das discussões aqui no Tocantins foi bastante positivo”. A opinião é do consultor do Ministério da Saúde, Serafim Santos Filho, que ministrou a Oficina de Monitoramento e Avaliação do Curso de Formação de Humanização para Apoiadores da PNH/SUS (Política Nacional de Humanização do SUS), realizada entre os dias 17 e 18 deste mês, no campus da UFT – Universidade Federal do Tocantins – em Palmas. Nessa fase, os participantes apresentaram plano de intervenções a serem realizadas em seus locais de trabalho e receberam o certificado de conclusão de curso.
O consultor destacou que o processo de formação permite aos apoiadores elaborar intervenções e propostas de trabalho que proporcionem mudanças reais e efetivas, dada a estrutura de diretrizes oferecidas pela PNH, mas é imprescindível que todos participem do processo. “É importante entender que as intervenções não são promessas de solução imediata, até porque é preciso haver uma disponibilidade tanto da gestão, quanto dos demais envolvidos no processo de trabalho, no sentido de disparar movimentos que estimulem a melhoria do contexto de adversidades”, explicou Serafim.
A coordenadora do HumanizaSUS no Tocantins, Goiamara Borges, relatou que o desafio dos apoiadores é envolver os coletivos gestores, trabalhadores e usuários, para que todos se sintam co-responsáveis pelo sucesso das ações propostas nos planos de intervenção.
A coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional em Saúde do Tocantins, Christine Ranier Gusman, é uma das apoiadoras que participou da curso. Segundo ela, o Tocantins é o único Estado a possuir um Curso de Residência Multiprofissional que utiliza a diretrizes da PNH como norteador das ações, fato que foi possível devido as vivências apreendidas no Curso de Apoiadores e tem sido visto com bons olhos pelo MS e por profissionais de saúde de outros Estados. “Nós participamos de um seminário nacional em maio desse ano e apresentamos 7 trabalhos, dos quais 2 foram premiados”, informou a coordenadora. Além disso, os pilares da PNH estão incluídos em disciplinas do Curso de Medicina da UFT, do qual Christine é professora.
Com um total de 80 horas, o curso foi coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde – SESAU/TOCANTINS em parceria com Escola Técnica de Saúde do SUS – Etsus, Ministério da Saúde – MS, Universidade Federal do Tocantins – UFT, e Secretaria Municipal de Saúde de Palmas – SEMUS. Contou com a participação de representantes da capital, e das cidades de Gurupi, Araguaína e Miracema.
Por Goiamara
É com imensa alegria que divulgo essa notícia, pois avançamos mais e mais para a efetivação da PNH em nosso Estado. Lembro-me ainda, quando entrei nesse curso, nessa época, estava no Hospital Geral de Palmas como coordenadora do núcleo de Humanização Hospitalar. Poder participar desse processo de formação preconizado pela PNH me proporciona vivenciar o outro lado do SUS, através do conhecimento e aprendizado de uma política que vem sendo implementada para fortalecer os princípios desse sistema público de saúde. O aprendizado da PNH nos proporciona o encantamento pelo seu método, diretrizes e dispositivos e ainda faz nos sentirmos co – responsáveis e protagonistas dessas mudanças que acontecem com o nosso SUS, porque ele é de todos nós, seja gestores, trabalhadores e usuários e somos nós que vamos construir verdadeiramente o SUS que queremos. Obrigada ao SUS/MS/PNH/SESAU por essa oportunidade. Abraço Afetuoso a todos que assim como eu descobriu esse lugar no SUS.
Goiamara Borges