Secretaria Especial de Saúde Indígena é oficializada pela presidência da república
O Ministério da saúde passa a gerenciar diretamente os serviços de saúde indígena e saneamento básico nas aldeias a partir de hoje. O presidente Lula assinou nesta terça-feira, 19 de outubro, dois decretos que criam a Secretaria Especial de Saúde Indígena, que vai atuar nas áreas coordenadas antes pela Funasa. O ministro da saúde José Gomes Temporão anunciou que Antônio Alves será o responsável por essa nova secretaria do Ministério.
A nova secretaria será dividida em três áreas: Departamento de Gestão da Saúde Indígena, Departamento de Atenção à Saúde Indígena e Distritos Sanitários Especiais Indígenas.
“A secretaria vai integrar saneamento com atenção, promoção, prevenção e atenção hospitalar e dar infraestrutura para que o SUS possa fornecer às populações indígenas, aos 600 mil índios brasileiros atenção à saúde de qualidade”, disse Temporão.
As coordenadoras do Núcleo de Difusão da Inteligência Coletiva da PNH, Olga Matoso e Mariella Oliveira representaram a PNH no evento que aconteceu no Salão Verde do Palácio do Planalto.