No dia 04 de março de 2011, foi comemorado o carnaval das crianças e adolescentes da Enfermaria de Pediatria do Hospital Giselda Trigueiro. O grito de carnaval ecoou através da mobilização e participação de todos: funcionários da limpeza, mães, crianças e equipe geral, médico coordenador da unidade e diretoria do hospital. Com foco no olhar da criança, o médico João Bosco relata: "foi criado um trenzinho da alegria, confeccionado com muita criatividade e animação, transformando-se uma maca em um carro que transportou sentimentos de esperança e muito entusiasmo pela vida, traduzindo e expressando que mesmo doentes somos capazes de ir além, que por traz da doença existem as crianças, e que podemos sim transformar o ambiente, através da ação coletiva".
Tão importante para as crianças, este momento lúdico e simbólico também expressava um momento significativo para os profissionais, pelo sentimento de reconstrução e realização da Equipe, em seus esforços de reconstruir e concretizar a atenção pediátrica do HGT, e quem conta-nos um pouco desta história, e da sua experiência simultânea na atenção e na gestão, é o médico pediatra Dr. João Bosco, Diretor Clínico do Hospital:
“Após 8 anos de portas fechadas, em outubro de 2009 a pediatria do Hospital Giselda Trigueiro renasce e abre suas portas através da ação dos próprios funcionários e com apoio judicial, dando assim continuidade a um trabalho reconhecido por seu olhar diferente, um olhar para além da doença, onde a criança é vista na sua condição de criança tendo seus direitos respeitados, ainda que dentro do contexto hospitalar. Busca-se assim, vivencias cotidianas e lúdicas que possam dar continuidade ao seu desenvolvimento, através do envolvimento e participação dos pais e familiares nesse processo de internação, visando a autonomia , uma melhor qualidade de vida e conseqüentemente cura de sua doença.A enfermaria de Pediatria do Hospital Giselda Trigueiro é referencia estadual (RN) no tratamento de doenças infecto-contagiosas, e conta com 26 leitos para crianças e adolescentes. Hoje vivenciamos um momento único e de grande transformação nas relações, que é o processo de gestão participativa, ajudando assim a sustentar as práticas já realizadas na enfermaria, gerando ainda subsídios concretos de buscarmos realmente o melhor na assistência a criança e seus acompanhantes, através do envolvimento maior da equipe multiprofissional. Dentre as atividades da enfermaria são vivenciadas momentos de rodas de conversa toda segunda feira, entre equipe e acompanhantes, para o acolhimento dos que chegaram recentemente, e discussão das normas e rotinas da enfermaria, abrindo-se o espaço para sugestões, assim como dúvidas dos usuários acerca das patologias, entre outras. Há também o Momento da Paz: instante de prece e agradecimento. Dentro da enfermaria temos também uma brinquedoteca com área de lazer (parque), onde as brinquedistas junto às crianças e acompanhantes, desenvolvem atividades diversas.”
Entendemos que desta forma, o Hospital Giselda Trigueiro através da Equipe da Pediatria tem promovido a continuidade das experiências de socialização para as crianças internadas, ainda possibilitado muitas vezes, um aumento do vínculo afetivo relacional entre a criança e seu familiar-acompanhante.
Por Rejane Guedes
O que mais me encanta nesses posts sobre o HGT é a garra persistente da equipe, em meio a tantas adversidades.
Iniciativas como essa merecem ser evidenciadas, pois , talvez, consigam ‘afetar’ e motivar outras equipes pelo SUS em todo o Brasil.
Parabéns aos protagonistas dessa história.
Parabéns à Shirley, pelo relato das experiências.
Saudações animadas. Rejane