HUMANESCÊNCIA
Uma teoria em construção que começou na Base de Pesquisa Corporeidade e Educação – BACOR/UFRN.
Um novo verbo com um novo significado: HUMANESCER
17 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Rejane,
Obrigada pelas palavras carinhosas! Estamos retornando ao diálogo aqui na Rede Humaniza SUS com muito entusiasmo. Com a criação da linha de pesquisa Transdisciplinaridade e Cuidados Integrativos no Departamento de Saúde Coletiva da UFRN muitos projetos já começam a ser elaborados com esta perspectiva humanescente.
Um grande abraço,
Katia
Por Ednilma Xavier
Boa noite Kátia! Não sómente pelo termo mas, basicamente pela essencia o assunto me toca de perto, gostaria de participar dos grupos de estudos, sou aluna da UFRN e me interesso amiudadamente por tudo que diz respeito ao tema desde que fiz um curso de Pedagogia Vivencial Humanescente. Se possível gostaria de manter contato contigo. Obrigada
Ednilma,
Agradeço imensamente o seu interesse na Pedagogia Vivencial Humanescente. Sugiro procurar Ana Tania no Departamento de Saúde Coletiva da UFRN. Ela está coordenando uma nova linha de pesquisa sobre Transdisciplinaridade e Cuidados Integrativos. Se você estiver no Facebook, temos vários grupos para lhe indicar. Meu email para contato é [email protected]
Um grande abraço,
Katia
Convite:
Deixe os seus comentários sobre a Humanescência no Blog do Novo Jornal, link abaixo:
https://novojornal.jor.br/blog/2011/11/01/os-10-da-pesquisadora-katia-bra…
A inserção do jogo de areia em contexto psicoterapêutico hospitalar em enfermaria cirúrgica: um estudo exploratório
Simone Corrêa Silva; Kátia Osternack Pinto;
Mara C. Souza de Lúcia; Ana Clara D. Gavião; Julieta Quayle
https://www.cepsic.org.br/revista/3/Artigos/V2n2a03.htm
Resumo
"A situação de doença e hospitalização provoca inúmeras emoções e sentimentos que remetem a vivências de angústia, fragilidade e, muitas vezes, a um distanciamento da relação entre corpo e psique. Pensou-se em investigar a inserção do Jogo de Areia em contexto psicoterapêutico de enfermaria cirúrgica, por tratar-se de um instrumento que favorece um contato do paciente com suas dimensões externas e internas, conscientes e inconscientes, por meio de imagens que o indivíduo constrói na caixa-de-areia. Para facilitar sua aplicabilidade no ambiente de enfermaria hospitalar, fez-se necessária uma adaptação do instrumento. Por suas características peculiares, a areia mostrou-se o componente essencial da caixa, revelando-se como o elemento mobilizador do acesso a conteúdos do inconsciente, mesmo que o paciente não a toque; pois é nela e sobre ela que os conteúdos são expressos. Concluiu-se que o Jogo de Areia é uma técnica eficaz no trabalho psicológico em enfermaria, por promover a manifestação espontânea da psique, favorecendo o trabalho psicoterapêutico, mesmo em condições onde se possa parecer que apenas o corpo é quem pede atenção".
Utilização do Jogo de Areia:
"Tradicionalmente, o Jogo de Areia (ou Sandplay) é utilizado em ambiente de consultório, dispondo-se de duas caixas com fundo azul (para dar idéia de horizonte ou água), feitas de madeira e medidas padronizadas (50 x 70 cm, aproximadamente), sendo uma com areia seca e outra com areia molhada. As miniaturas são inúmeras e dispostas em prateleiras ou armários.
Conforme pode ser observado na figura 1, utilizou-se uma caixa-de-areia móvel e portátil, adaptada a partir de uma cesta de palha com tampa e com medidas reduzidas (20 x 30 cm, aproximadamente).
Tal adaptação possibilitou que o material se tornasse leve e prático o suficiente para locomoção da pesquisadora no setting hospitalar, bem como para facilitar o seu manuseio por parte do paciente, neste mesmo setting. Esta caixa foi isolada, internamente, com plástico de cor azul, sendo preenchida com areia até quase sua metade. Por questões de assepsia – que serão discutidas adiante –, decidiu-se por utilizar apenas areia seca. As miniaturas foram dispostas dentro de pequenos sacos plásticos, presos à tampa. Apesar de ter-se disponibilizado um número reduzido de miniaturas, manteve-se uma quantidade mínima que sugerisse diversos contextos e temas.
A fim de facilitar e enriquecer a análise dos dados obtidos no presente estudo, todas as cenas realizadas com miniaturas no Jogo de Areia foram registradas por meio de máquina fotográfica e de esquemas gráficos, após a realização dos atendimentos. As imagens foram registradas tanto do ponto de vista do sujeito quanto do ponto de vista da pesquisadora. Nos casos onde os pacientes desfizeram as cenas, guardando as miniaturas durante a sessão, as cenas foram reproduzidas e registradas, posteriormente".
Adotar a humanescência como pressuposto epistemológico, metodológico e ontológico significa criar condições adequadas para que o ser humano possa fazer brilhar a sua própria luz. Como o desabrochar de uma flor conhecemos como florescer, florescência, o desabrochar da nossa humanidade interior é o nosso humanescer, a nossa humanescência.
Por Artemisa
Fenômenos luminescentes na natureza e na sociedade… na vida e na música!
Por Artemisa
O empenho deve estar na atitude coletiva em preservar os princípios de proteção a natureza e aos direitos fundamentais de cada ser humano!
Que imagem linda!
A luminescência da Natureza nos emociona! Precisamos aprender com a Vida! Sentir esta beleza luminescente dentro de nós e saber se envolver no próprio fluxo irradiante. Aprender a fluir com a beleza da vida! Isto está ao nosso alcance!
Convite:
Deixe os seus comentários sobre a Humanescência no Blog do Novo Jornal, link abaixo:
https://novojornal.jor.br/blog/2011/11/01/os-10-da-pesquisadora-katia-brandao/#more-4063
Por Artemisa
Aspectos fascinantes de avanços para humanescer no processo de formação humanescente de cantores-educadores apontam para o engajamento na música e para a responsabilidade enquanto apreciadores dessa arte fazendo irradiar e fluir outros campos, novos contextos e atividades de nossa vida…
Artemisa,
Sugiro você publicar alguns tópicos da sua Dissertação de Mestrado aqui no seu Blog na Rede Humaniza SUS e deixar o link nos demais Blogs Humanescentes. A ênfase seria nos resultados, apontado as transformações que ocorreram com a Autoformação Humanescente.
Beijos de luz!
Katia
Por Artemisa
Que maravilha!
Fiquei muito emocionada com a imagem.
Vamos guardar essas preciosidades no nosso arquivo luminescente!
Beijos de luz!
Katia
Os cantores deveriam saber um pouco mais sobre a responsabilidade de levar a música para autoformação do ser humano. Tornar esta autoformação humanescente é um desafio recíproco!
As mandalas são muito utilizadas na nossa abordagem da Pedagogia Vivencial Humanescente. Tanto no início da vivência como
Os interessados em aprofundar a reflexão sobre a Teoria da Humanescência, poderá buscar pistas entre os 10+ da HUMANESCÊNCIA. Trata-se de uma síntese sobre seres luminescentes que estão contribuindo para a construção dessa teoria. A matéria foi publicada no NOVO JORNAL, em Natal-RN, por Marcos Sá de Paula. https://novojornal.jor.br/blog/2011/11/01/os-10-da-pesquisadora-katia-bra…
Por Rejane Guedes
Seja bem vinda à Redehumanizasus.
Partindo do principio de que a explicitação amplia a compreensão, aguardo novos posts que tragam para a roda o termo humanescer, que para muitos ainda é desconhecido.
Gosto muito da citação do Deleuze que diz que "filosofar é criar conceitos". Ousadamente suponho que a tarefa de criação de um conceito transcorre como uma gestação: Há um coito de idéias provenientes do universo relacional do pensamento e suas multidimensionalidades; O OVO fecundo de uma nova idéia começa a crescer, a se fortalecer no ‘ventre’ que o gerou; e, quando o rebento nasce adquire vida (autonomia) própria, relacionando-se com outros tantos termos das construções mentais e da linguagem social.
Sei que o grupo de estudos da BACOR/UFRN tem levado muito a sério a gestação desse termo e aqui ele estará interagindo com uma pluralidade de compreensões bem interessantes ao seu desenvolvimento enquanto conceito e enquanto ação no SUS.
Saudações nutritivas. Rejane Guedes.