ASSISTÊNCIA AO PARTO: Segunda videoconferência de atualização
16 votos
Aproximadamente 60 profissionais da atenção básica de saúde dos municípios participam amanhã, 26, do segundo módulo da videoconferência sobre assistência ao parto. O evento, uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Capacitação para a Saúde da Mulher em Roraima (NICSAMUR), do Centro de Referência da Mulher (CRSM), será transmitido via satélite por meio da plataforma das unidades da Universidade Virtual (Univir), a partir das 14h.
A aula ministrada pela ginecologista, Márcia Monteiro, será focada em avaliar possíveis intercorrências clínicas durante a gestação e medidas preventivas durante complicações no parto. Além de como proceder em caso de sangramento, tratamento de anemia, verminose e diabete gestacional, bem como fatos que precisem de intervenções rápidas.
Conforme Irgélia Palmeira, coordenadora técnica do NICSAMURR, optar por aulas teleconferenciadas, foi a maneira de alcançar com rapidez todos os municípios de uma só vez. “A participação em massa dos profissionais garantiu o sucesso do projeto. As dúvidas de um município pode ser a mesma de outro, assim compartilhamos ideias”, disse.
Equipe do Centro de Referência da Saúde da Mulher/RR
Como ainda não existem ginecologistas disponíveis nos interiores, o curso vem suprir essa necessidade e subsidiar os profissionais da ponta no atendimento as gestantes, sem que elas precisem se deslocar a capital. “Todos tiveram oportunidade de trocar experiências, socializar suas dúvidas e respondê-las em conjunto”, explicou a coordenadora.
As aulas irão acontecer todas às terças-feiras com temas diferentes e sempre com especialistas como palestrantes. Na próxima semana será a vez de abordar sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis. O Núcleo Interdisciplinar já definiu um calendário de aulas até o mês de agosto.
O Núcleo Interdisciplinar de Capacitação para a Saúde da Mulher, o Centro de Referência Saúde da Mulher, a Assessoria de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde (MS) realizam videoconferências com desdobramentos das atividades do Plano de Qualificação das Maternidades do Ministério da Saúde.
APRENDIZAGEM
A necessidade de realizar aulas à distância para profissionais de saúde surgiu das demandas que o Centro de Referência recebia diariamente. Muitos casos eram de problemas que poderiam ser resolvidos na atenção básica de saúde. O fato poderia está ocorrendo por falta de conhecimento ou a falta do apoio de um especialista na área. “As aulas vem oferecer essa segurança para uma melhor assistência as usuárias do SUS”, finalizou a coordenadora.
ASCOM SESAU
(095) 2121-5507
Por Mariella
Olá pessoal,
parabéns pela iniciativa!Como fazemos para assistir e participar?
Abraço