Projeto “Diálogo Ortopédico” realiza debate com profissionais do HUT
Em comemoração ao dia do motociclista, a equipe do setor de Clínica Ortopédica do Hospital de Urgência de Teresina Dr Zenon Rocha (HUT), da Prefeitura de Teresina, realiza durante a manhã desta quarta-feira (27), mais um encontro com profissionais da área de saúde, pacientes e acompanhantes, desta vez, para discutir a temática do seguro DPVAT nos casos de acidente envolvendo motocicletas.
A discussão faz parte do projeto multidisciplinar “Diálogo Ortopédico”, que realiza encontros semanalmente para debater temáticas relacionadas à ortopedia, e é idealizado por equipe de profissionais das áreas de psicologia, assistência social e enfermagem que atuam diariamente com pacientes ortopédicos.
Naiane Nogueira, psicóloga do HUT, explica que esta iniciativa tem o objetivo de permitir um diálogo interdisciplinar atrelando informação aos usuários em um espaço de troca de experiências, que propicie formação de vínculos entre equipe e usuário. A psicóloga também destaca que a intenção é expandir o projeto a outros setores do Hospital.
“Estamos sempre buscando trabalhar a interdisciplinaridade com a área ortopédica, procurando abranger profissionais da maior quantidade de áreas possíveis. A próxima reunião será com um profissional da nutrição para fornecer informações acerca do serviço”, enfatiza a psicóloga.
De acordo com o assistente social José Francisco, os debates do projeto visam tratar de temas do cotidiano dos pacientes que chegam diariamente ao HUT. “Pensando em discutir temas do dia a dia, trazemos todas as quartas-feiras um profissional diferente para esclarecer assuntos relacionados à ortopedia. E em comemoração ao dia do motociclista, tratamos do dpvat, seguro que indeniza vítimas de acidentes com veículos automotores ”, explica o assistente social.
Para o enfermeiro Ronaldo José, gerente da clínica ortopédica, o projeto possui relevância para o tema abordado com paciente e acompanhante, uma vez que se percebe a grande incidência de paciente vítimas de acidente de trânsito e principalmente de motocicleta no Hospital. “O Diálogo Ortopédico abrange assim a informação e orientação de serviço, aumentando o elo entre o paciente e profissionais.”, finaliza o enfermeiro.
Por Rejane Guedes
Olá Ana Flávia.
Tenho acompanhado com admiração os posts do HUT e aproveito para registrar um detalhe que estou percebendo: A vontade de desenvolver um trabalho interativo com os usuários é tanta, que até o corredor transforma-se em salão de eventos. Isto desconstrói aquele antigo pretexto usado por alguns, que alegam que não têm condições de reunir por falta de espaço. É claro que um ambiente próprio para eventos seria o ideal, mas vocês estão mostrando que trabalham com o POSSÍVEL. Isto é uma maturidade da equipe que não se cristaliza em discursos e elucubrações mentais, mas formam um ‘bloco’ que constrói a manhã desejada.
Para vocês , dedico a música de Gonzaguinha:
E Vamos Á Luta
Eu acredito / É na rapaziada
Que segue em frente / E segura o rojão
Eu ponho fé / É na fé da moçada
Que não foge da fera / E enfrenta o leão
Eu vou à luta / É com essa juventude
Que não corre da raia / À troco de nada
Eu vou no bloco / Dessa mocidade
Que não tá na saudade / E constrói A manhã desejada.