“Cada um de nós compõe a sua própria história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz.” Com estes versos entoados ao violão, o dentista Siqueira junta as pessoas diariamente na sala de espera lotada da Unidade de saúde do Panatis e no final de cada tenda do conto. “Gostaria que vocês me escutassem cinco minutos; cinco minutos , apenas. E podem marcar aí no relógio.” Assim começa uma inventividade que está "dando o que falar" na Unidade do Panatis:
Cinco minutos pelo SUS: “o SUS abre os braços pra você participar dele”; “nós, profissionais, também somos usuários, cada cidadão brasileiro deve defender o SUS;… o SUS está nas nossas vidas vinte e quatro horas por dia, da hora que acordamos e até enquanto dormimos… Saúde não é melão, não é banana que se vende na feira; é um bem extraordinário”.
As pessoas escutam atentamente. No final, fazem questionamentos; queixas sobre o atendimento são registradas no caderno do SUS e logo em seguida, é lançada a pergunta: quem quer falar do SUS junto comigo? Os nomes e telefones são registrados e uma nova roda com um grupo menor é agendada com o objetivo de trazer o discurso do usuário para a sala de espera, fazer crescer o grupo; “formar militantes do SUS para contribuir diariamente com os cinco minutos pelo SUS na perspectiva de multiplicar esse tempo nos outros espaços”.
Compartilho o vídeo com a fala do nosso entusiasmado e contagiante dentista. Com vocês, cinco minutos pelo SUS e, de brinde, um trechinho da canção…
21 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Oi, Rejane!
Obrigada pela força de suas palavras. Queria compartilhar o vídeo dos cinco minutos pelo SUS acontecendo na sala de espera, mas o som ficou totalmente inaudível…Quem sabe quando tivermos uma boa filmadora?
Acrescento que a foto na entrada do post é do jardim da unidade cultivado pelos agentes de saúde.
Jacque
Por stella nicolau
Ai esse pessoal de Natal, inventa cada coisa boa que eu só fico copiando aqui em São Paulo. Essa dos "Cinco minutos para o SUS" eu vou lançar para as colegas da rede! E estou me planejando para fazer um estágio nessas unidades de saúde, e passar nessa tenda do conto!!!!!
Por Ricardo Teixeira
Vivas a Jacquelinda!
Vivas ao fantástico Siqueira!
Vivas à Unidade de Panatis e todos os seus trabalhadores e usuários, que estão escrevendo páginas importantíssimas da história de resistência e conquistas pela Saúde que merecemos, queremos e precisamos!
Vivas ao SUS, face concreta dessa luta pela Vida, pela Grande Saúde!
Por Shirley Monteiro
jACQUE,
Ao final do filme ele diz que não é para aplaudir … Mas claro que é. E não só isso: Este filme e esta prática de 5 minutos pelo SUS deveria entrar na agenda de todos os territórios brasileiros, através da Atenção Básica em Saúde.
Considero este filme emblemático e muito oportuno para o Movimento Primavera da Saúde. O que achas ??
Dê um abraço no Siqueira por mim, e avise-o que vou divulgar o filme, e a proposta.
Bjos.
Shirley Monteiro.
Oi Jacque,
Que iniciativa bela! Bem que o Siqueira poderia vir para apresentar essa rica experiência no nosso seminário, não e´ mesmo?
A comunidade susista do Panatis está de parabéns pelos profissionais comprometidos que tem.
Bjs!!!
Emilia
Por Rejane Guedes
Caríssim@s.
A partir do post que trata da inventividade ‘5 minutos pelo SUS’, apresentado em um dos encontros da Tenda do Conto, destaco o poder da multiplicação.
No caso da ‘matemática’ dos 5 minutos pelo SUS, penso que não podemos apenas somar 5+5 e sim multiplicar 5×5, elevado à potência do múltiplo.
Dessa ‘equação’ resultam EFEITOS contagiantes.
Como uma grande ‘epidemia’, a idéia pode ser reproduzida em diversos ambientes (como já demonstram as reações ao post da Jacqueline).
Vári@s defensores do SUS já expressaram o interesse em exercitar essa experimentação nos seus espaços de atuação.
São DESDOBRAMENTOS de um novelo tecido a partir dos desejos, das indignações, das inquietações, da esperança, da força, da potência das reações dessa equipe que reinventa seus modos de agir em favor de uma causa que diz respeito a tod@s nós.
Saudações animadas. Rejane Guedes.
parabéns a tod@s que fazem a USF Panatis. É disso que precisamos para resgatar a capacidade de sonhar e realizar: o nosso SUS pode ser realmente público, de qualidade e fazer parte da nossa vida sim. precisamos divulgar essa idéia nos quatros ou mais cantos desse País. abs.
Por Cláudia Matthes
noite na rede!
Jaquelinda! Esse dispositivo novo do SUS (já nem é coisa de PNH) vai para a Reunião do Conselho de Saúde na próxima quinta.
Para o resto do Brasil natal é 24/12 ….e ai é Natal sempre!
Que novidade mais linda!
obrigada de coração pela coragem
Cláudia
de luta, de pensamento, de modos novos de fazer saúde!!!
Jacque, vc será sempre a nossa jóia!!!
um beijo
Iza
Por Andreia Garcia
Simples iniciativas que são complexas em sua essência. Estes profissionais certamente dão muito duro para criar novas formas de lidar com o cotidiano. Estou imediatamente repassando esta experiência aos meus alunos de estágio em saúde porque espero jogar a sementinha de como fazer brotar lindas flores nos mais árduos solos.
Parabéns de quem e para quem acredita em um SUS melhor!!
Abçs
Por Ana Rita Trajano
Querida Jacque, que "boniteza", como diria nosso Paulo Freire! Em terras nordestinas, o povo fala, se movimenta, cria novos modos de conviver e dizer sobre o SUS, sobre a luta pela democracia!
Eu estive lá , gente, no início de agosto, e tive a oportunidade de conhecer este bravo companheiro, Dr. Siqueira! E fizemos uma grande roda com as trabalhadoras e trabalhadores, e conversamos e Siqueira tocou violão e cantou. Foi muito lindo!! Ah! NataL! Estive também em Soledade II, com a companheira Lourdinha, apoiadora da Humanização do SUS, e muitas conversas também aconteceram com as pessoas de lá… falas sobre um cotidiano de trabalho sofrido, onde ainda atos de autoritarismo produzem indignação e dor… Foram momentos fortes, de muita reflexão e trocas de saberes e afetos… No dia anterior participei da Oficina de Valorização do Trabalho e dos Trabalhadores do RN, quando discutimos as Diretrizes da Política de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS e a temática da cogestão e protagonismo dos sujeitos que vivem o cotidiano de trabalho e luta em defesa do SUS. Viva o povo, os amigos e amigas de Natal, do Rio Grande do Norte… E que continuem a plantar sementes que gerem lindas flores, como nos jardins de Panatis… Beijossss, Ana Rita
Por Aurea Emilia
Oi gente tecedora, quanta criatividade!
Mais uma iniciativa que merece ser expandida para todas as unidades e demais serviços do SUS. Uma experiência que entusiasma a todos e mostra que é possível refletir sobre o SUS, a partir de iniciativas simples, mais ainda por meio da cultura e das artes. Parabéns a toda equipe!
Oi jAQUE, QUE TRABALHO GRANDIOSO QUE VCS VEM FAZENDO, OBRIGADO POR COMPARTILHAR CONOSCO, QUANDO ASSISTIMOS O VIDEO NOS CONTAGIAMOS E NOS FORTALECEMOS PARA ACREDITAR NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR AINDA ENFRAQUECIDO EM ALGUNS LOCAIS DE TRABALHO . PARECE QUE FALAR DE SUS É FUNCÀO SOMENTE DO ENFERMEIRO. UM ABARCO A TODA EQUIPE NÃO ESQUECENDO DOS ACS.
O SUS é um patrimônio do povo brasileiro, houve uma grande mobilização dos equipamentos sociais para que fosse inserido na Carta Magna em 1988 o SUS, no entanto ao longo dos anos alguns contribuíram para consolidação e outros procuram destruir há qualquer custo. Na unidade da Família do Panatis o dentista Siqueira todos os na sala de espera faz em explanação sobre o SUS. “CINCO MINUTOS PELO SUS”, iniciativa simples e objetiva.
Wellis Matias de Freitas
Diretor
parabéns a Siqueira e sua brilhante iniciativa,fico encantada quando vejo os cinco minutos de SUS ao vivo.
é tão natural,espontâneo e bonito de ver com os usuários de uma unidade de saúde com um corredor pequeno ficam atentos, prestando atenção e olhando pra um dentista falar sobre o SUS, todos os dias de manhã antes de começar o atendimento.
E agora o movimento vai crescer e aparecer!
viva o SUS.
bjs
Lucinalva(agente de saúde,com muito orgulho)
Por Plínio Nobre
Parabéns aos profissionais da unidade de Panatis!
Como estudante, participando das pesquisas acadêmicas, pude observar a necessidade da população em saber sobre o SUS. Independente de classe social é grande o desconhecimento a respeito de nosso sistema de saúde. Seria muito bom se houvesse trabalho semelhante nas escolas.
Por Ginetta
Muito bonita a iniciativa e parabéns a todos que fazem desses 5 minutos um grande momento!!!
Por Aline Rachel
Mais uma vez a equipe do Panatis mostra o seu diferencial no tocante ao nível de qualificação dos profissionais, como também ao estabelecimento de vínculos com a comunidade.
É impressionante a espontaneidade e a simplicidade com as quais Dr. Siqueira exemplifica, relaciona, explica e esclarece as faces e importância do SUS. É perceptível que o nosso querido dentista, bem como os demais componentes da equipe demonstram um imenso carinho pelo nosso sistema de saúde. A abordagem realizada se assemelha a uma poesia composta por música, direitos sociais e participação popular.
Atitude louvável. Continuemos a esclarecer a população sobre o SUS de modo a mudar sua imagem e fortificá-lo.
Concordo com o estudante Plínio sobre levar essa iniciativa às escolas, desenvolvendo uma abordagem dinâmica e clara, como procedida por Dr. Siqueira. Quem sabe, seria possível criar, inclusive, um projeto de extensão junto a Universidade?
Beijos, continuem na luta! Saudades imensuráveis de todos vocês!
Por Shirley Monteiro
PESSOAL, Aposto na idéia do Siqueira, inclusive como um passo inicial para que se crie ESPAÇOS NA SOCIEDADE com o intuito de que as pessoas conheçam o SUS: Observem este Vídeo; e depois assistam e leiam os comentários, de baixo para cima; deste outro POST, assistindo também ao Vídeo com os 4 expositores que trazem uma síntese especial sobre o Nosso SUS !
SEGUNDO post: https://redehumanizasus.net/12246-os-desafios-do-sus-na-tvt-debate-interessante
Apostem !!!!!!!!!
Shirley Monteiro.
Por Paulo Barja
Prezados,
há menos de uma semana entrei aqui na RHS e, como meu trabalho está voltado à união "Música e Saúde", acabei encontrando a postagem de vocês. Belo trabalho!
Espero que possamos trocar ideias por aqui e, cada um onde estiver, levar música e conforto ao ambiente clínico/hospitalar.
Seguem os links para as primeiras postagens que fiz por aqui envolvendo o projeto "Arte e Reabilitação: A Música de Cada Um", em andamento aqui em São José dos Campos:
https://redehumanizasus.net/62019-a-musica-de-cada-um-e-a-pratica-musical-conjunta-na-clinica
Abraços,
Paulo
Por Rejane Guedes
Parabéns à vocês que fazem a hora e não esperam passivamente o que pode acontecer.
A inventividade dos ‘5 minutos pelo SUS‘ e a Tenda do Conto são exemplos de vitalidade nessas trilhas tão penosas dos fazeres cotidianos desse SUS que defendemos.