Cinco minutos pelo SUS

21 votos

“Cada um de nós compõe a sua própria história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz.” Com estes versos entoados ao violão, o dentista Siqueira junta as pessoas diariamente na sala de espera lotada da Unidade de saúde do Panatis e no final de cada tenda do conto.  “Gostaria que vocês me escutassem cinco minutos; cinco minutos , apenas. E podem marcar aí no relógio.” Assim começa uma inventividade que está "dando o que falar" na Unidade do Panatis:

Cinco minutos pelo SUS:  “o SUS abre os braços pra você participar dele”; “nós, profissionais, também somos usuários, cada cidadão brasileiro deve defender o SUS;… o SUS está nas nossas vidas vinte e quatro horas por dia, da hora que acordamos e até enquanto dormimos… Saúde não é melão, não é banana que se vende na feira; é um bem extraordinário”.
As pessoas escutam atentamente. No final, fazem questionamentos; queixas sobre o atendimento são registradas no caderno do SUS e logo em seguida, é lançada a pergunta: quem quer falar do SUS junto comigo? Os nomes e telefones são registrados e uma nova roda com um grupo menor é agendada com o objetivo de trazer o discurso do usuário para a sala de espera, fazer crescer o grupo; “formar militantes do SUS para contribuir diariamente com os  cinco minutos pelo SUS na perspectiva de multiplicar esse tempo nos outros espaços”.
Compartilho o vídeo com a fala do nosso entusiasmado e contagiante dentista. Com vocês, cinco minutos pelo SUS e, de brinde, um trechinho da canção…