PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: Novas Categorias
A Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares do Rio Grande do Norte foi aprovada em 21 de junho de 2011, tendo como destaque a criação de duas novas categorias para as PICs. Apresentada em alguns eventos específicos da área de saúde, essas categorias têm despertado o interesse dos profissionais que atuam com as PICs pela sua abrangência conceitual.
• Práticas Corporais Transdisciplinares – PCT: Abordagens metodológicas que se utilizam da multirreferencialidade de saberes científicos sobre o corpo para produzir movimentos, de forma ativa ou passiva, com objetivo de harmonizar processos energéticos na estrutura corporal e transcorporal do ser humano, agregando valores éticos, estéticos e espirituais.
• Vivências Lúdicas Integrativas – VLI: Abordagens metodológicas que propiciam diferentes modos de sentir o fluir das emoções de alegria em contextos socioculturais específicos do adoecimento humano, buscando corporalizar o princípio de integralidade da vida.
Anexamos dois documentos importantes sobre as PICs:
1. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
2. Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares no SUS-RN.
13 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Artemisa
A implementação dessas duas novas categorias para as PICs propõe aproximar a diversidade como unidade potencializadora para uma transformação. E como profissional da saúde em educação física e arteterapia aproprio-me dessas abordagens metodológicas como estratégias integrativas, buscando incorporá-las à nossa experiência no campo da educação estética e da música.
Artemisa,
Muito bem-vinda a este espaço da Rede Humaniza SUS. Seu trabalho com a Arteterapia Musical precisa ser divulgado no âmbiro da Saúde Pública. Espero que em breve você esteja com o seu Blog ativo aqui na RHS apresentando suas experiências inovadoras com a música para uma vida saudável.
Sucesso no seu trabalho!
Katia
Aos interessados na temática das PICs,
É muito importante deixar aqui o seu comentário sobre as experiências bem sucedidas que estão sendo desenvolvidas no Brasil e em outros países. Deixar indicação de artigos ou links que possam contribuir com as reflexões sobre as PICs. Esperamos que as pessoas se sintam à vontade na Rede Humaniza SUS! Precisamos compartilhar para avançar!
Aos poucos as pessoas vão compreendendo a importância de sua participação em Redes Sociais que têm o propósito de divulgação de conhecimento e troca de experiências inovadoras.
Muita luz para todos!
No Spa da Alma, em Pipa-RN, a médica neuro-psiquiatra Amarilis Oliveira, que é especializada em antroposofia, coordena uma equipe de profissionais da saúde que adotam o princípio da integralidade nas diferentes abordagens para harmonização corpo/alma.
Estamos disponibilizando a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares para o SUS do Rio Grande do Norte que foi aprovada em junho/2011 para propiciar um diálogo mais amplo com os profissionais interessados na temática das PICs. Esperamos que sejam mais divulgadas aqui na RHS experiências inovadoras com as PICs.
Também incluimos nos anexos o documento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, de 2006, pois se trata de um documento norteador para as PICs no Brasil até o momento.
CENÁRIO DE JOGO DE AREIA
O Jogo de Areia apresenta muitas possibilidades para se transformar numa Vivência Lúdica Integrativa no contexto das PICs. Para quem já utiliza é uma técnica transdisciplinar fantástica!
Por Aurea Emilia
Ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o uso de plantas medicinais, acupuntura, homeopatia, tratamento com água mineral, estimulando práticas corporais transdisciplinares; vivências lúdicas integrativas, entre outras práticas na cura e combate a doenças é um enorme avanço para o estado do Rio Grande do Norte, principalmente com a sanção da Portaria Nº 274/GS, de 27 de junho de 2011.
As Práticas Integrativas e Complementares pautadas no cuidado humanescente, tendo como princípio básico a abordagem de atenção integral à saúde das pessoas, de estimulo a autonomia, da observação do usuário para si mesmo, de sua atenção e zelo para com o outro, além de sua relação com os ambientes físicos, políticos, sociais, culturais e ambientais, possibilita a elaboração de novas atitudes para com a vida e todo o universo.
Neste sentido, garantir a formação e autoformação humanescente dos profissionais de saúde de forma permanente, contínua é primordial para o fortalecimento da promoção à saúde, para os avanços na atenção básica, na atenção primária.
AbraSUS,
Áurea,
É com muita alegria que recebemos o seu comentário sobre as PICs e o Cuidado Humanescente. Precisamos intensificar a nossa missão humanescente aqui na RHS!
Convite:
Deixe os seus comentários sobre a Humanescência no Blog do Novo Jornal, link abaixo:
https://novojornal.jor.br/blog/2011/11/01/os-10-da-pesquisadora-katia-bra…
Os interessados em aprofundar a reflexão sobre a Teoria da Humanescência, poderá buscar pistas entre os 10+ da HUMANESCÊNCIA. Trata-se de uma síntese sobre seres luminescentes que estão contribuindo para a construção dessa teoria.
A matéria foi publicada no NOVO JORNAL, em Natal-RN, por Marcos Sá de Paula.
https://novojornal.jor.br/blog/2011/11/01/os-10-da-pesquisadora-katia-brandao/#more-4063
Para o III Encontrans, dia 1º de dezembro/2011, Ana Tania está programando uma vivência sobre o Cuidado Humanescente. Precisamos avançar com esta perspectiva!
Caminhos da Cura de autoria de Francisco Di Biase e Mario Ségio da Rocha está sendo lançado pela Editora Vozes na sua 7ª Edição revisada e ampliada.
Os interessados na obra podem participar do diálogo com o Dr. Biase no grupo Conexões Espirituais no Facebook.
Por Katia Brandão Cavalcanti
As Vivências Lúdicas Integrativas como uma nova modalidade no contexto das PICs irão exigir uma formação humanescente muito especial do profissional de saúde, mas, sobretudo, a sua autoformação humanescente permanente. Criar condições para a alegria de viver do outro é necessário que se viva também esta alegria nas profundezas da sua alma.
Um grande desafio!