I Encontro Nacional e III Encontro Estadual de Educação Permanente em saúde

16 votos

(Ana Paula/São Sepé, Michele/Vila Nova do Sul, Patrícia/Dilermando de Aguiar, Diogo/São João do Polêsine, Cláudio Flores/Sec.Saúde de Dilermando de Aguiar, Luciane/4ªCRS, Cira Lopes/10ªCRS, Patrícia/ESP-RS)

***

Nos dias 9, 10, 11/11, a UFRGS cediou o I Encontro Nacional e III Encontro Estadual de Educação Permanente em Saúde. Reunir os diversos atores de gestão, atenção, educação, controle social e movimentos sociais em um propósito comum, em espaço de troca de experiências, reinventando o cotidiano do trabalho e da formação em uma proposta coletiva de  "integração", formando redes de cuidado integral (de atenção, cogestão, subjetividade). As Comissões de Integração e Serviço (CIES) são expressões de redes intersetoriais, interinstitucionais, que contribuem para a mudança, integralidade no SUS.

***

Na quinta-feira, 10/11, as Regionais compartilharam suas experiências de CIES. A 4ª CRS (Santa Maria/RS) apresentou a "Experiência de cogestão da CIES" na regional, através do III Seminário Regional realizado em 26/10, organizado por comissões de trabalhadores dos municípios. A lógica é outra, quando os trabalhadores que não atuam na regional se sentem corresponsáveis, organizam (fazem contato nas microrregiões, realizam as inscrições, coordenam os núcleos de discussões nos encontros), materializam um lugar de cogestão em ato! A apresentação-relato não trouxe fotos ou vídeos como as demais regionais, esteve nas palavras de cada partipante e, no momento, optamos por alterar o programa, chamando todos para apresentar o relato! O secretário de saúde "Flores" participou, demonstrando que integração por contágio dá certo. O trabalho-relato está em anexo. 

(Jorge/ESP, o "azul", no centro, emocionou-se em dizer que o evento foi pensado para todos!)

***

Na sexta-feira, 11/11, foi reorganizada a CIES Estadual: 19 membros natos (Coordenadores das CIES Regionais), Gestor Estadual (2: ESP e ETSUS), Secretários e DIrigentes Municipais de Saúde (2), Gestor Estadual de Educação (1), Gestor Municipal de Educação (1), Conselho Estadual de Saúde (2). E, a eleição em pleito democrático de representantes:dos trabalhadores de saúde (8), Instituição de Ensino (6: 3 técnicos – discentes, docente e admnistrativo; 3: graduação), Movimentos Sociais (5) e Conselhos Municipais de Saúde (2).

 

 (Da 4ª CRS, foram eleitos, da direita para esquerda: Patrícia, suplente/representante do Conselho Municipal de Saúde; Diogo/titular/ representante dos trabalhadores de saúde e Flores/suplente/ representante dos sec. de saúde)

***

As reuniões da CIES Estadual acontecem uma vez por mês, no intuito de organizar a integração ensino-serviço no Estado do RS.