Agita Morada da Fé: Caminhada humanescente contra hipertensão
INTRODUÇÃO: Projeto de Intervenção dos acadêmicos do Curso de Medicina da UFRN (Daniel Felipe Sampaio e Marcela Christina Fernandes) realizada como atividade final do Internato/Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva no Município de Macaiba (Grande Natal) no RN, na Comunidade da Morada da Fé. Teve como objetivo geral conscientizar a população, em especial o público alvo dos hipertensos, da importância da boa adesão ao tratamento e mudança dos hábitos para que se possa atingir uma melhoria na qualidade de vida. Os objetivos específicos do projeto foram: orientar sobre hábitos alimentares saudáveis e adequados ao hipertenso; incentivar práticas de atividades físicas regulares; orientar sobre a importância do controle ponderal; diagnóstico precoce do diabetes; orientar sobre admisnistração correta de medicamentos e medidas preventivas para HAS.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma Territorialização, Roda de conversa, Estudo de Demanda e Visitas Domiciliares prévias onde a Hipertensão Arterial aparece como um dos principais problemas. Foi programado uma manhã interativa com a comunidade, "AGITA MORADA DA FÉ: Caminhada contra hipertensão". Foram realizados: Acolhimento humanescente na Unidade, Caminhada até Praça Odete Brito, na qual foram realizadas atividades corporais orientadas com apoio da educadora física do NASF do município. Ao final, o grupo retornou mobilizados por vivências lúdicas integrativas. Na chegada da Unidade foram recebidos com um Café da Manhã Saudável (Cardápio preparado pela nutricionista do NASF) e Exposições Dialogadas sobre conceito de hipertensão, fatores de risco, metas a seres atingidas com o tratamento, a importância da boa adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso, orientações sobre hábitos alimentares saudáveis e adequados, prática de exercícios, orientações sobre tomada de medicamentos, medidas de prevenção da hipertensão. Foram ofertados, ainda, medidas de pressão arterial, glicemia capilar, receita do Sal de Ervas e panfletos informativos.
CONCLUSÃO: A intervenção foi apresentada aos tutores, preceptores e gestão do município. Os usuários demonstraram alto nível de satisfação, as atividades foram consideradas significativas para mudança de atitudes dos usuários e a qualificação da atenção na área adstrita da Unidade Básica de Saúde da Morada da Fé. Outra grande conquista foi o envolvimento mutlidiciplinar da equipe de saúde do município.
Por Marcela CP Fernandes
Eu Daniel, como acadêmicos de Medicina, estamos muito felizes em poder socializar com vocês nossa experiência no internato em Saúde Coletiva, onde aprendemos a importância da atenção básica para o cuidado humanescente e para as práticas educativas.