(En)Cena: a saúde mental em movimento
(En)Cena: a saúde mental em movimento
www.ulbra-to.br/encena
Olá, chamo-me Victor Melo e sou professor no curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas-TO e consultor da Política Nacional de Humanização (PNH) da região norte do Brasil. Desenvolvo um trabalho juntamente com colegas da univerdade, dentre os quais cito Mardônio Parente de Menezes (médico psiquiatra), Irenides Teixeira (psicóloga e Coordenadora do Curso de Comunicação do CEULP) e César Gustavo Ramos (psicólogo, coordenador do curso de Psicologia do CEULP); nosso trabalho chama-se "(En)Cena: a saúde mental em movimento". Trata-se de um portal virtual que visa dar vazão, nos meios de comunicação, à escrita literária ou de relato de experiências em saúde, bem como estimular essa escrita. Nós, trabalhadores do SUS, fazemos muitas ações paradigmaticamente importantes, muito trabalho vivo orientado pela tecnologia leve, mas deixamos de relatar e, ainda menos, registrá-las. Isso serve também a experiências não exitosas e que nos permitem tirar aprendizados. Portanto, que o (En)Cena sirva a essa vazão. Em quase todas as suas seções é possível enviar trabalhos em forma de conto, crônica, poesia, relato, texto, argumentação, além de cada publicação ser passível de comentários e, portanto, de debate. A Saúde Mental e a PNH são lutas pelo SUS. O (En)Cena as apoia e luta junto. Deixo aqui o endereço do (En)Cena: www.ulbra-to.br/encena. Grato pela atenção.
Por Rejane Guedes
Parabéns pelo trabalho. Nesses tempos onde os modos rígidos e engessados por formatações institucionais estão sendo questionados, é preciso experimentar modos outros que permitam aflorar as questões relacionadas a vida com saúde. A arte promove o Encontro daquilo que vemos (externo) com as forças do sentir e do agir (internos). Nessa conjunção configura-se um campo rico em reflexões, em lições, em afecções (no sentido deleuziano).
Aqui em Natal/RN estamos gestando um projeto denominado "O SUS em CENA", em parceria do Nucleo de humanização da SESAP com a dupla de cineastas Buca Dantas e Geraldo. Creio que em 2012 dialogaremos com o "(En)Cena", trazendo para essa Ágora aquilo que for surgindo nos vídeos.
Saudações alegres. Rejane Guedes.