Hospital Giselda Trigueiro em 2011 e Premio InovaSUS

16 votos

 Queridas e queridos companheiros da RHS,

 Faz tempo que a gente não faz um post sobre o Hospital Giselda Trigueiro (HGT), nem eu ou Teresa. Não por falta de desejo, mas talvez mais pela intensidade das ações e demandas em tudo que diz respeito a este querido Hospital onde trabalhamos, no dia a dia, e sem tempo de estar no " Giselda virtual" … Mas enfim, aqui vamos reunir as novidades, numa síntese do que ocorreu entre final de 2010 e 2011 !!  Há motivos de comemoração !!!!!!

 

 Inicialmente, quero registrar a publicação da experiencia de cogestão do Hospital, publicada pelo Cadernos HumanizaSUS – vol. 3- Atenção Hospitalar, escrita em 2010 e publicada nesse ano de 2011, após uma alegre espera e expectativa das autoras.

(Aqui: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/humanizacao/index.php ), ou diretamente na barra lateral esquerda, ao lado. Nesse texto, apresentamos uma atividade de Educação Permanente na Saúde, essencial à atual trajetória de avanços da construção da Gestão Participativa do HGT . Na época relatamos o andamento desse   “Curso de Capacitação em Gestão Participativa para Gestores e Trabalhadores do HGT”, através de 11 módulos temáticos, caracterizando um estudo teórico prático e coletivo.

 Na época estávamos em seu VI módulo. De lá para cá muita coisa aconteceu, inclusive concluímos a referida Capacitação de 88 hs/ aula, com 23 alunos que participaram ativamente totalizando mais de 75% de frequencia. Além destes Trabalhadores do SUS, representados pelos 4 diretores do HGT ( Milena Martins, Carlos Mosca, João Bosco e Emília Soares), todos os Gerentes de áreas técnicas do Hospital, Coordenadores de Unidades e Colegiados, e profissionais colaboradores da atenção e da gestão, incluindo trabalhadores da área de vigilância terceirizados; contamos ainda com aqueles que participaram visitando um ou três módulos, sem completar o Curso devido  às dificuldades da Vida, mas que se chegavam ainda assim, estimulados pela proposta e pela presença de nossos Facilitadores, entre os quais contamos com as Consultoras da PNH/ MS  Liane Righi ( RS), Marilene Wagner   (SP), Ana Rita Trajano (MG) e os Professores Sanitaristas Cipriano Maia Vasconcelos e Lúcio Flávio Moreira, ambos do Depto. de Saúde Coletiva/ UFRN. 

Os módulos dessa capacitação deram sustentação à proposta de Gestão Participativa e foram realizados em locais externos ao Hospital. Entre temas abordados, as idéias e análises fomentaram um novo desenho para o organograma do Hospital, a atualização da sua missão, a implantação das unidades de produção, a reformulação do Regimento Interno com foco na Gestão Participativa, a criação dos colegiados gestores das unidades de produção e do Colegiado Gestor do Hospital, a implantação de Linhas de Cuidado, definidas pelo perfil epidemiológico dos usuários (portadores de HIV/AIDS, Tuberculose, Infectologia Geral e Pediátrica), a participação dos usuários na Cogestao, a relação do Hospital com a rede municipal de saúde e demais serviços ofertados pelo SUS.  

Ao mesmo tempo, foram realizados encontros denominados “entre módulos” com integrantes dos diversos setores, de forma a incluir no processo aqueles que não participavam da referida capacitação. Nesses encontros foram realizados estudos de caso abordando problematizações do cotidiano de trabalho, assim como das relações entre trabalhadores, usuários e gestores.

 Foi importante concluirmos esta Capacitação , coordenada pela Consultora da PNH- Nordeste II- Sheylla Maria Rodrigues, e a Apoiadora Institucional  Teresa Freire, com entrega inclusive, da "certificação simbólica" aos que obtiveram assiduidade a partir de 75%, em um ano no qual a Educação Permanente do Hospital Giselda se amplia, e se sistematiza a partir de práticas pedagógicas mais ativas e participativas, inclusive com a criação de dois instrumentos de Avaliação Pré e Pós Capacitações. Bem, há muita coisa para contar, e não dá para entrar tudo em um único Post !

 Assim, optamos por dar continuidade ao nosso texto do Vol. 3 do Cadernos Humanizasus, atualizando as informações e imagens acerca dos módulos seguintes ao VI, e ressaltando a presença de nossas visitantes queridas  Liane Righi ,  Marilene Wagner  Ana Rita  , havendo  um post na época de seu módulo . Antes disso porém, quero contar da nossa ultima realização:  O Hospital Giselda Trigueiro foi contemplado com o Prêmio InovaSUS 2011. Recebemos o resultado nestes ultimos dias !! Brevemente, vamos socializar o texto na Rede HumanizaSUS, assim que for possível.

Segue então, a atividade de Educação Permanente que, sob o método da PNH, muito colaborou e nos possibilitou a todos fazer avançar esta proposta ! 

A escolha dos temas foi gradualmente construída, de acordo com necessidades e dificuldades identificadas ao longo do processo cotidiano de implantação da Gestão Participativa, caracterizando-se assim, de fato uma prática de Educação Permanente na Saúde, e por esse motivo não se constituiu de uma programação fechada, mas sim, flexível e pensada coletivamente por diretores, consultores, apoiadores e trabalhadores implicados nessa construção. A realização dessa capacitação compreendeu 11 módulos de oito horas/ aula cada, realizados entre o período de junho de 2009 à setembro de 2011. A seguir, apresentamos os módulos temáticos e seus facilitadores:         
 

19/6/2009: I Módulo O Desafio de uma Gestão Participativa na Rede Hospitalar Pública do RN Facilitadora: Andréia Augusta Diniz Torres. Enfermeira e Diretora de Assistência à Saúde do Hospital Odilon Behrens (SMS- Belo Horizonte-MG).

31/7/2009: II Módulo Organização e Gestão do Trabalho no HospitalFacilitador: Prof. Dr. Cipriano Vasconcelos Maia (NESC/UFRN).

28/8/2009: III Módulo Organização dos Processos de Trabalho nas Unidades Funcionais Facilitadora: Profa. Dra. Liane Beatriz Righi. Apoiadora da PNH.  (Universidade Federal de Santa Maria-RS).

2/10/2009: IV Módulo A Construção das Redes de Atenção no SUS: Interrogando o Hospital Público neste Contexto. Facilitador: Prof. Dr. Lúcio Flavio de Sousa Moreira (NESC/ UFRN). Colaboradores: Miranice Nunes Crives. Assistente Social e Apoiadora da PNH. (NESC/UFRN).

06/11/2009: V Módulo Planejamento e Gestão: Técnica e Trabalho. Facilitador: Prof. Dr. Cipriano Maia de Vasconcelos (NESC/UFRN).

5/2/2010: VI Módulo Planejamento na Cogestão – Missão e Prioridades das Unidades de Produção do HGT. Facilitador: Prof. Dr. Cipriano Maia de Vasconcelos (NESC/UFRN) 

26/3/2010: VII MóduloRelações Interpessoais no Processo de Cogestão do HGT. Facilitadora: Ana Rita Trajano Psicóloga e Consultora da PNH/ MS. (Belo Horizonte/MG 

20/5/2010: VIII MóduloConsolidação dos Planos de Ação Setoriais. Facilitador: Prof. Dr. Cipriano Maia de Vasconcelos (NESC/UFRN).

09/7/2010: IX MóduloInclusão dos Usuários na Gestão Participativa: Ouvidoria. Facilitadora: Ana Clara Lopes Costa. Médica do Hospital Mário Gatti. (SMS/Campinas-SP).

02/6/2011: X Módulo- Avaliando o Processo de Gestão Participativa do HGT. Facilitadora: Marilene Wagner. Enfermeira e Consultora da PNH/MS. (SMS/Campinas-SP).

 

27/9/2011: XI Módulo- Atribuições dos Gerentes na Gestão Participativa. Marilene Wagner. Facilitadora: Enfermeira e Consultora da PNH/MS. (SMS/Campinas-SP).

 Vejam ANEXO o resultado do Premio InovaSUS 2011 do Ministério da Saúde :